Meio Ambiente

BNews ESG: Empresas demonstram preocupação com o meio ambiente durante 2º dia do Bahia Oil & Gas Energy; confira

Joilson César/BNews
Bahia Oil & Gas Energy acontece em Salvador, no Centro de Convenções, do dia 24 a 26 de maio  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 25/05/2023, às 21h06



O segundo dia do Bahia Oil & Gas Energy seguiu com grande movimento de empresas locais, nacionais e internacionais em Salvador. Com palestras sobre tecnologia, agenda ESG e inovações, o evento mobilizou novamente um grande público, que pode visitar também os 100 estandes de exposição dos mais diversos assuntos ligados ao óleo e gás natural.

Abrindo a tarde de palestras em uma das arenas do evento, Robson Matos, analista técnico na Sebrae-RN, conduziu uma conversa sobre Tecnologias Soft Tech, também chamada de "tecnologia leve", que aborda um híbrido entre a tecnologia e o mundo real. Após a palestra, Matos revelou ao BNews de que forma essas tecnologias podem auxiliar as empresas na redução dos impactos ambientais.

"É uma aliada muito importante no processo de construção de uma indústria cada vez mais limpa, aliando todas as máquinas e equipamentos com a inteligência artifical, por exemplo. São conjuntos de soluções que proporcionam um ganho de produtividade, sem ofender o meio ambiente", explicou.

A TETRA Technologies, empresa internacional sediada no Texas, EUA, e atuando no Brasil desde 1999, trouxe seu estande de exposição para tratar sobre investimentos, soluções e serviços de energia e tecnologia.

O vice-presidente da TETRA na América Latina, Rodrigo Moraes, conversou com o BNews sobre os investimentos e preocupações da empresa com a parte de reciclagem de água.

"Nós temos hojes várias iniciativas, na parte oeste do Texas, e recentemente comprou uma planta na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, para atuar na dessalinização da água para uso. Assim, a gente vai consumir menos água potável para fazer os fluidos para a parte do Petróleo", explicou Moraes.

Além disso, ele ainda revelou uma parceria com uma empresa de armazenagem de eletricidade, para reciclagem de componentes.

"Estamos desenvolvendo uma tecnologia para que, no final da vida útil dessas baterias, a gente consiga realizar 100% da reciclagem dos eletrólitos dentro da bateria", finalizou.

O Bahia Oil & Gas Energy acontece em Salvador, no Centro de Convenções, do dia 24 a 26 de maio.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp