Meio Ambiente

BNews ESG: Levantamento aponta 287 Km² de desmatamento em abril

TV Brasil
O Deter funciona para ajudar na fiscalização de detecção de desmatamento da vegetação dentro da Amazônia Legal Brasileira  |   Bnews - Divulgação TV Brasil

Publicado em 05/05/2023, às 18h22   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), através do Deter, levantamento sobre modificações na cobertura florestal amazônica, identificou 287,76 Km² de área desmatada com 10.619 avisos de desmatamento. Levantamento é referente ao mês de abril.

Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o desmatamento identificado teve uma diminuição. Em abril de 2022, o desmatamento alcançou 1.026,35 km². Levando em consideração os números do primeiro trimestre, o mês de abril ajuda a diminuir a média, após o 'boom' de fevereiro.

Para Talita Assis, especialista em ESG na EXAME, "é cedo para falar em tendência de desmatamento, é preciso observar e ver o que irá acontecer nos meses secos".

Segundo Assis, este é o momento para o governo estruturar estratégias e, a partir disso, observar a efetividade e solidez das medidas criadas para combater o problema.

O Deter funciona para ajudar na fiscalização de detecção de desmatamento da vegetação dentro da Amazônia Legal Brasileira, sem considerar áreas que foram desmatadas previamente. Vale ressaltar que o Deter se trata de uma estimativa, ou seja, não é um número fechado.

Também existe a taxa consolidado de desmatamento (também conhecida como "taxa anual de desmatamento") do Prodes, que deve ser apresentado somento no primeiro semestre do ano. Mas, historicamente, há pouca divergência entre as taxas estimadas e consolidadas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp