Meio Ambiente

BNews ESG: Organizadores confirmam 2ª edição do Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade

Divulgação/Gabriel Alencar
De acordo com os advogados Georges Humbert e Isabela Suarez, próxima edição do congresso acontecerá em maio de 2024  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Gabriel Alencar
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 22/05/2023, às 16h23


FacebookTwitterWhatsApp

A segunda edição do Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade já tem data para acontecer. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (Ibrades) juntamente com a Associação Comercial da Bahia (ACB), teve Salvador como sede da sua primeira edição e deve retornar à capital baiana em maio de 2024, conforme apontam os organizadores.

Em entrevista ao BNews, o presidente do Ibrades, Georges Humbert, e a presidente do núcleo de sustentabilidade da ACB, Isabela Suarez, apresentaram um balanço da primeira edição do congresso.

“Um ambiente científico e técnico, com público, apoiadores e palestrantes altamente qualificados, cujo principal legado foi a conscientização e estabelecimento das bases da sustentabilidade, alçadas nas premissas do desenvolvimento econômico, sem o qual não há dignidade humana, progresso social e preservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações”, destacaram os organizadores.

Questionados sobre a realização da segunda edição do evento na capital baiana no próximo ano, os advogados afirmaram: “Confirmadíssimo, para primeira quinzena de maio”

Também presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez apontou o que considera os principais resultado do congresso. “Além da difusão de informações, dados, estatísticas e resultados científicos sobre os avanços e retrocessos do Brasil, em sustentabilidade, após 35 anos da Constituição e 50 anos da Conferência de Estocolmo, apresentação de cenários, propostas, planos, instrumentos e soluções para o equilíbrio entre os vetores econômicos, sociais”, informou a advogada.

Para Humbert, o evento se consagra como um marco na história do direito e sustentabilidade no Brasil. “Seja porque foi o primeiro dessa natureza, também pela qualidade dos participantes, apoiadores, da cobertura da mídia, dos patrocinadores, palestrantes e temas debatidos, mas, sobretudo, por ter caráter multidisciplinar, suprapartidário, plural, livre, científico e com o olhar dos mais diversos atores, dos três poderes, do ministros público, da sociedade civil, dos empreendedores e do cidadão, com contribuições recíprocas e propositivas, em união de forças e respeito às diferenças de opinião, pelo propósito de conferir ao país e ao planeta o sagrado direito à sustentabilidade”, destacou o pós-doutor em direito e sustentabilidade.

O evento

O Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade possui o propósito de analisar o tema da sustentabilidade à luz do Estado Democrático de Direito, além de produzir trabalhos e resultados de pesquisa para colaborar com a defesa, o aprimoramento e a modernização das instituições democráticas, da Constituição e da Política Nacional do Meio Ambiente, dando ênfase à livre iniciativa, a inovação, a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e indução de políticas públicas internas e internacionais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp