Meio Ambiente

BNews Summer: Com aumento na arrecadação de recicláveis no verão, so+ma realiza ação social de Natal

Jefferson Peixoto/Secom
Se arrecadadas 100 toneladas de materiais recicláveis, so+ma irá liberar 500 mil pontos para ONG’s de Salvador e outras três cidades no Brasil  |   Bnews - Divulgação Jefferson Peixoto/Secom
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 24/12/2022, às 12h00


FacebookTwitterWhatsApp

Que reciclar não é uma tarefa difícil, todo mundo já sabe. Com o suporte oferecido pela so+ma, startup de impacto ambiental que atua em Salvador e outras quatro cidades do país, fica ainda mais fácil ser sustentável e agora, também, ser solidário. Isso porque, neste mês de dezembro, com o aumento na arrecadação de matérias recicláveis no verão, a so+ma decidiu realizar uma ação social em alusão ao Natal, iniciativa também ligada à agenda ESG (sigla em inglês que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança corporativa).

A campanha promete liberar 500 mil pontos para Organizações Não Governamentais (ONG’s) espalhadas por Salvador e outras três cidades do país, caso sejam arrecadas 100 toneladas de materiais recicláveis até o fim do mês.

Em entrevista ao BNews, a fundadora e CEO da so+ma, Claudia Pires, deu detalhes sobre a campanha “Natal Solidário” da startup. “São 50 mil pontos para cada uma das ONG’s e as ONG’s que são parceiras nossas podem trocar esses pontos pelas recompensas. Então, é para mobilizar as pessoas numa atitude positiva em relação à reciclagem e também contribuir com essa mobilização social, num momento super importante do ano, e conseguir mobilizar cada vez mais as pessoas neste sentido”, explicou.

A CEO conta que, no verão, costuma ser registrado um aumento na arrecadação de recicláveis pela startup. “No nosso histórico, nos meses de dezembro e janeiro aumentam os volumes entregues”, afirma. Por isso, Claudia se diz confiante de que será possível alcançar a meta das 100 toneladas, que deve ser acumulada com os materiais recicláveis arrecadados nas quatro cidades envolvidas na campanha, entre elas Salvador, Camaçari, Goiânia e Curitiba. “A gente está bem positivo de que vai chegar às 100 toneladas”, afirmou.

Essa é a primeira vez que a so+ma realiza uma ação social em alusão ao Natal, mas a startup já tem experiência com a promoção de ações solidárias, a exemplo de uma ação para arrecadação de cobertores realizada em junho deste ano.

“A gente entendeu que as pessoas além de ter o prazer e o benefício de poder reciclar, elas se sentem muito recompensadas de também fazer o bem. Para elas faz muito sentido juntar tanto esse impacto ambiental e também ter uma recompensa emocional, de entender que elas também estão contribuindo com organizações sociais que passam por seus desafios”, contou Claudia.

Recompensas

As instituições poderão trocar os pontos obtidos através da campanha Natal Solidário por diversas recompensas. “Tem desde alimentação básica, como arroz, feijão, macarrão, óleo, café, por isso, há muitas ONG’s até mobilizando seus parceiros para juntarem os materiais recicláveis, trocarem os pontos e acabar utilizando esses produtos para fazer cestas básicas”, informa a CEO.

“Também tem vouchers, cursos de capacitação, além de vários parceiros locais. Então, cada ONG vai olhar sua necessidade própria, mas vai poder escolher o que fazer com seus pontos”, acrescentou.

Em Salvador e Camaçari, na Região Metropolitana, entre as instituições que serão beneficiadas, caso a meta seja atingida, estão Casa do Caminho e a Abrace Camaçari.

Como participar

Para participar do Natal Solidário da so+ma, basta realizar o cadastro por meio do aplicativo so+ma vantagens, disponível para sistemas Android e iOS, ou em uma das casas so+ma, que em Salvador, estão localizadas em pelo menos 12 pontos da cidade. O cadastro é totalmente gratuito e fácil de ser realizado.

Depois disso, basta separar os resíduos recicláveis dos produtos ou materiais que você utiliza no dia a dia, que podem ser vidro, papel, papelão, plástico duro, plástico mole, eletroeletrônicos, eletroportáteis, óleo de cozinha usado, e muito mais. A lista completa de materiais que podem ser reciclados está disponível no aplicativo do programa.

Confira o endereço das casas so+ma em Salvador:

1. Pilar - R. do Pilar, Comércio;

2. Periperi - Praça da Revolução;

3. Paripe - Av. Carioca de Paripe, 2-64;

4. Imbuí - Praça Imbuí, Av. Jorge Amado;

5. Stella Maris - Alameda Praia de Guaratuba;

6. Patamares - Av. Ibirapitanga, em frente a Escola Pan Americana da Bahia, ao lado da parada de ônibus;

7. Assaí Mussurunga - Rua Professor Plínio Garcez de Sena, número 1240;

8. Ribeira - Largo do Papagaio;

9. Pituba - Praça Ana Lúcia Magalhães;

10. Rio Vermelho - Vila Caramuru, Praça Caramuru;

11. BIG Bompreço Iguatemi - Av. Antônio Carlos Magalhães, 3650;

12. Cajazeiras Salvador - Campo da Pronaica, Cajazeiras 10.

Todos os pontos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já aos sábados, funciona das 9h às 13h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp