Meio Ambiente

Junho Verde: Conheça as recompensas oferecidas pela so+ma para quem pratica reciclagem

Divulgação
Descontos em bares, restaurantes e aplicativos, e até curso cursos de capacitação estão entre as recompensas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/06/2022, às 07h00 - Atualizado às 07h05   Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Imagine ganhar descontos em bares, restaurantes e aplicativos, economizar na conta do lava-jato, fazer um curso de capacitação, ou até mesmo ajudar uma organização social, tudo isso porque você separou o lixo da sua casa. Essas são algumas das recompensas oferecidas pela so+ma, uma startup de impacto ambiental presente em Salvador e em outras quatro cidades do país, para quem pratica a reciclagem. O melhor de tudo, é que para ter acesso a esses benefícios não é necessário desembolsar nenhum centavo, já que o cadastro no programa é totalmente gratuito.

Leia mais:
Junho Verde: Grupo A4 lança projeto para conscientização da preservação ambiental

Junho Verde: Saiba por que precisamos falar sobre sustentabilidade

Claudia Pires, CEO e fundadora da so+ma, explicou ao BNews como funciona a iniciativa. “É um programa que incentiva atitudes socioambientais, absolutamente ligadas à agenda ESG, para que a economia circular aconteça na prática. Uma das maneiras de a gente expressar o programa e fazer com que as pessoas pratiquem o ato da reciclagem, é através das casas so+ma. Então, as casas são estruturas físicas onde a gente convida as pessoas a irem até essas estruturas, levarem seus recicláveis e, neste momento, a gente digitaliza esse comportamento”, detalha.

Além de Salvador, outras três capitais, entre elas São Paulo, Curitiba e Goiânia, e a cidade de Camaçari, na Região Metropolitana da capital baiana, possuem pontos de coleta dos resíduos reciclados e que podem garantir aos participantes do programa uma série de vantagens.

Como funciona

A fundadora da so+ma também informou o que os participantes do programa de vantagens devem fazer para ter acesso às recompensas. “Você leva fisicamente os seus recicláveis até essas estruturas, isso tudo vai contabilizando no programa, que chama so+ma vantagens. Após isso, os recicláveis são pesados e isso é transformado em pontos. A partir de então, você pode ir trocando os seus pontos”, explica Claudia.

“O que você pode fazer com os pontos que você acumulou? Você pode desde trocar por descontos em aplicativos como, por exemplo, o iFood, assim como em vários parceiros do comércio local de Salvador. Além disso, você pode trocar por alimentação básica e higiene pessoal, ou por cursos de capacitação. Então, você pode trocar por um curso de boleira, de costura, de informática, de negócios”, informou a CEO.

Além do cuidado com o meio ambiente, através da reciclagem, uma das principais atitudes sustentáveis, a startup demonstra também preocupação com a agenda ESG (sigla em inglês que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança corporativa). No social, por exemplo, é possível doar os pontos acumulados para organizações sociais.

“Se você não quiser nenhum desses benefícios, você pode pegar os seus pontos e doar parar organizações sociais da cidade de Salvador. A gente hoje tem parceria com sete organizada sociais, aonde eu posso pegar todos os meus pontos, doar para essas organizações, que podem usar esses pontos como quiser”, conta a idealizadora.

Resultados

Os dados coletados pela so+ma e, que indicam os resultados do programa, elencam a prática de governança corporativa adotada pela startup, também em prol da agenda ESG. De acordo com Claudia, em Salvador, por exemplo, hoje são mais de 13 mil pessoas cadastradas no programa. “O que a gente considera como famílias, já que a reciclagem é uma prática familiar”, destaca.

Salvador é a cidade que mais tem levado seus resíduos nas casas so+ma. Na capital baiana, os resíduos recicláveis entregues nos pontos de coletas já foram revestidos em mais de 20 mil itens, incluindo alimentos e 44 cursos de capacitação, nos últimos seis meses, por exemplo.

“Durante o mês de março, mais de 62 mil quilos de resíduos foram recebidos, isso significa que mais de 3,3 milhões de litros de água foram economizados com a reciclagem, o suficiente para abastecer 28.464 habitantes por um dia, outros 159 mil kwh de energia foram poupados com o processo, podendo abastecer quase 29 mil residências por um dia”, informou a CEO.

Passo a passo

Para participar do programa, basta realizar o cadastro por meio do aplicativo so+ma vantagens, disponível para sistemas Android e iOS, ou em uma das casas so+ma, que em Salvador, estão localizadas em pelo menos 12 pontos da cidade. O cadastro é totalmente gratuito e fácil de ser realizado.

Depois disso, basta separar os resíduos recicláveis dos produtos ou materiais que você utiliza no dia a dia, que podem ser vidro, papel, papelão, plástico duro, plástico mole, eletroeletrônicos, eletroportáteis, óleo de cozinha usado, e muito mais. A lista completa de materiais que podem ser reciclados está disponível no aplicativo do programa.

Confira o endereço das casas so+ma em Salvador:

1. Pilar - R. do Pilar, Comércio;

2. Periperi - Praça da Revolução;

3. Paripe - Av. Carioca de Paripe, 2-64;

4. Imbuí - Praça Imbuí, Av. Jorge Amado;

5. Stella Maris - Alameda Praia de Guaratuba;

6. Patamares - Av. Ibirapitanga, em frente a Escola Pan Americana da Bahia, ao lado da parada de ônibus;

7. Assaí Mussurunga - Rua Professor Plínio Garcez de Sena, número 1240;

8. Ribeira - Largo do Papagaio;

9. Pituba - Praça Ana Lúcia Magalhães;

10. Rio Vermelho - Vila Caramuru, Praça Caramuru;

11. BIG Bompreço Iguatemi - Av. Antônio Carlos Magalhães, 3650;

12. Cajazeiras Salvador - Campo da Pronaica, Cajazeiras 10.

Todos os pontos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já aos sábados, funciona das 9h às 13h.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp