Meio Ambiente

Cientistas apontam que ainda há esperança de evitar colapso climático do planeta

SD-Pictures/Pixabay
Os cientistas divulgaram os dados em um resumo do relatório sobre mudanças climáticas  |   Bnews - Divulgação SD-Pictures/Pixabay

Publicado em 20/03/2023, às 12h22 - Atualizado às 12h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou um resumo do relatório, nesta segunda-feira (20), que indica uma ponta de esperança em relação ao eminente colapso climático do planeta Terra.

Os cientistas alertam que há a possibilidade de estabilizar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. O presidente do IPCC, Hoesung Lee, as medidas para desacelerar o colapso têm que ser mais agressivas.

“Este Relatório Síntese ressalta a urgência de tomar medidas mais ambiciosas e mostra que, se agirmos agora, ainda podemos garantir um futuro sustentável habitável para todos”, disse Hoesung Lee. Segundo o Painel, a necessidade que o planeta não ultrapasse o limite de 1,5°C até o fim do século é urgente pois os atuais índices são insuficientes.

Os principais fatores para o alerta sãos os usos de combustíveis fósseis, o aumento da temperatura global da superfície, níveis de financiamento para o clima insuficientes e a falta de planejamento para a conscientização e criação de políticas climáticas.

Segundo os atuais cálculos do IPCC, para chegar aos níveis ideais é preciso reduzir as emissões globais pela metade até 2030 [48%] e até 99% até 2050.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp