Meio Ambiente
Publicado em 13/11/2024, às 07h53 Publicado por Vagner Ferreira
O vice-presidente Geraldo Alckmin falou, na manhã desta quarta-feira (13), durante a 29º Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29), no evento ‘De Baku a Belém’, sobre a importância de levar a COP para a Amazônia.
Segundo Alckmin, a região concentra grande parte dos desmatamentos e queimadas do país e, consequentemente, vem gerando as principais causas das emissões de gases de efeito estufa do território nacional.
O evento em que o vice-presidente deu a declaração aconteceu no Hub Amazônia na Zona Azul e contou com autoridades brasileiras, como a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, o governador do Pará, Helder Barbalho, e o governador do Amapá, Clécio Luis.
“O Brasil tem compromisso com o desmatamento zero. Marina (Silva) disse aqui que nós reduzimos em 21 meses praticamente 45,7% de desmatamento, ou seja, 400 milhões de toneladas de CO2, equivalente a uma Argentina inteira, e isso tem um enorme significado”, disse Alckmin durante discurso.
O vice-presidente adiantou também que há uma lei para ser votada e aprovada sobre a regulamentação do mercado de carbono. “Hoje pode ser votada no Senado uma lei que vai mudar o cenário, que é a lei do Mercado Regulado de Carbono, para valorizar o reino vegetal e a floresta, e assim, nós agirmos nas causas das questões da natureza ambiental”, afirmou, ressaltando que é possível compatibilizar desenvolvimento e sustentabilidade.
Alckmin disse também que uma das preocupações dessa nova lei é procurar respostas de como valorizar a floresta, além de monetizá-la, para que seja preservada e reflorestada. “Nós precisamos harmonizar a legislação no mundo e avançar, para conscientizar dessa questão. A COP30 em Belém, ela está no lugar certíssimo. Ela vai ser histórica, vai ser, não só a maior, mas ela vai estar dentro de onde precisa estar, que é junto da natureza”, acrescenta.
Classificação Indicativa: Livre
Cinema em casa
Bom e Barato
melhor câmera
Super descontos
linda caixa de som