Meio Ambiente

Junho Verde: Ambientalistas saem em defesa da manutenção da lei Mata Atlântica; confira

Reprodução/Redes sociais/Instagram @elizianegama
Ambientalistas defenderam a Lei Mata Atlântica durante a abertura da audiência no senado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais/Instagram @elizianegama
Luiz Guilherme

por Luiz Guilherme

[email protected]

Publicado em 23/05/2024, às 20h49



Durante a abertura da audiência pública promovida pela Comissão de Defesa da Democracia em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente, nesta quinta-feira (23), a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) defendeu a manutenção da Lei da Mata Atlântica. A audiência teve o objetivo de celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica e defender o meio ambiente e a cidadania.

Não toque na Lei da Mata Atlântica a não ser para melhorá-la. Já vimos aqui [no Congresso Nacional] uma verdadeira ação conjunta, orquestrada na tentativa de descontruir, de matar essa lei que foi muito importante, da qual o deputado federal constituinte tem um papel fundamental nesta conquista histórica brasileira", disse a parlamentar. 

Sendo uma das florestas mais ricas em diversidade no planeta, a Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional, além de ser o bioma mais severamente devastado. Segundo dados da SOS Mata Atlântica, restam somente 24% da floresta original, sendo que somente 12,4% são florestas consideradas maduras e bem preservadas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Por meio de uma verdadeira força-tarefa conseguimos brecar alguns desses atrasos e tentativas de fato de destruir a Lei 11.428/2006, que dispõe sobre o bioma. É uma conquista histórica do movimento ambientalista, sobretudo da sociedade brasileira, aprovada pelo Congresso Nacional. A Mata Atlântica foi o primeiro bioma a ser explorado durante a colonização. Apesar de toda destruição, temos números que precisamos comemorar, que é a redução do desmatamento, no ano de 2023", disse Eliziane Gama.

"Nós estamos numa década de restauração e precisamos reconhecer, e a natureza está nos dando recados, e nós deveríamos ser bons alunos e prestar atenção na aula que estamos recebendo [dos eventos climáticos catastróficos no Brasil]", lamentou Rita de Cássia Guimarães Mesquita, Secretária Nacional de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente. 

Já o advogado ambientalista, Fábio Feldmann, destacou o papel que o Senado tem desempenhado em relação a proteção da legislação ambiental no País, diante das tentativas de flexibilização das leis do setor.

O Senado tem sido a grande trincheira de resistência a isso. O bioma Mata Atlântica tem uma carga simbólica muito importante não apenas porque é onde mora a maior parte da população brasileira, mas também por representar o engajamento da sociedade brasileira em sua defesa", disse. 

O projeto Junho Verde 2024 é uma realização do Grupo A4 com patrocínio da Suzano, Governo Bahia, Axxo, JBS, Sian Engenharia, Shopping da Bahia, Intermarítima e Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O apoio fica por conta da Atlântico Transportes, ITS Internet, Planeta Imaginário, Ecogreen Educação Ambiental, Casa Soma e UCI Orient Shopping da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp