Meio Ambiente

Junho Verde: Salvador celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com programação especial

Paulo M. Azevedo/BNews
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado neste domingo (5)  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 05/06/2022, às 06h00   Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo promover a conscientização da necessidade de preservação dele que é nosso amparo, nosso refúgio, nosso lar. A data foi constituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 e, desde então, gente dos quatro cantos do planeta dedicam o dia em prol da conscientização ambiental. Em Salvador, não faltarão oportunidades para quem deseja homenagear o meio ambiente de uma forma especial.

Leia mais:
Junho Verde: Grupo A4 lança projeto para conscientização da preservação ambiental

Junho Verde: Saiba por que precisamos falar sobre sustentabilidade

Na programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, a capital baiana conta com a Trilha Ambiental, uma ação realizada no Parque São Bartolomeu e Parque Pirajá, com atividades ambientais e culturais para o público de todas idades. A iniciativa visa promover a educação ambiental e despertar nas pessoas o interesse de cuidar da natureza e dos ecossistemas.

Realizada pelo movimento ambiental Trilha das Flores com o apoio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), a ação está prevista para acontecer das 9h às 13h, na Área de Proteção Ambiental (APA) situada na Bacia do Cobre/São Bartolomeu, localizado entre o Subúrbio Ferroviário de Salvador e o bairro de Pirajá. A atividade é gratuita ao público em geral, porém, algumas atrações possuem uma tarifa social.

Confira a programação:

1. Trilha Ambiental: a partida será no Centro de Referência do Parque, na Rua São Bartolomeu. Já a chegada será na Barragem do Cobre, no Parque Pirajá;

2. Rapel e tirolesa: o grupo Favela Vertical é responsável pela atividade de Rapel e Tirolesa. Para participar, é necessário contribuir com uma tarifa social de R$ 10;

3. Massagem terapêutica: Tais Massoterapia será a microempreendedora responsável pelas massagens terapêuticas. Para participar, é necessário contribuir com uma tarifa social de R$ 10;

4. Yoga: o grupo Perifayoga é responsável pela atividade, que estará disponível de forma gratuita;

5. Zumba: Na ocasião, será ministrada uma aula de zumba. A atividade é gratuita.

Exposição

Ainda neste domingo, como forma de conscientizar a população acerca da necessidade de preservação do meio ambiente, a capital baiana recebe uma exposição que mostra as áreas de Salvador submersas com aumento do nível do mar.

A praia do Porto da Barra, o Mercado Modelo, a Ilha dos Frades e até a linha férrea do Subúrbio estão entre algumas regiões da cidade que podem ficar embaixo d’água, de acordo com o cenário previsto pela agência Climate Central e projetado na exposição Salvador 2100, lançada neste domingo, no piso L2 do Salvador Norte Shopping.

A exibição é organizada pela Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação da Câmara de Vereadores de Salvador junto às redes internacionais C40, Fundação Konrad Adenauer, GIZ, ICLEI e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A exposição tem fotos aéreas de 15 locais de Salvador seguidas de projeções de como esses espaços ficarão com o aumento do nível do mar. Entre os locais retratados estão alguns dos pontos turísticos famosos da cidade e, você poderá conferir tudo isso de forma gratuita.

Parques

Outra opção para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente em Salvador é visitar alguns dos parques públicos municipais da capital baiana, entre eles o Parque da Cidade, localizado no bairro do Itaigara, em Salvador, que aos domingos, funciona das 5h às 19h. Há também a sugestão de levar a criançada para aproveitar o dia no Parque Lagoa dos Dinossauros, localizado na Rua Professor Manoel Ribeiro, no Stiep, e que funciona das 8h às 17h.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp