Meio Ambiente

Junho Verde: Shopping a céu aberto tem práticas sustentáveis e estimula agenda ESG entre colaboradores e clientes

Divulgação / Arquivo BNews
Aliada a estrutura que valoriza o meio ambiente, o shopping vem se tornando cada vez mais sustentável  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Arquivo BNews

Publicado em 12/06/2023, às 06h00   Camila Vieira e Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

As práticas sustentáveis e o cumprimento da agenda ESG (governança ambiental, social e coorporativa) fazem parte da rotina do Shopping Paseo, no Itaigara, desde a sua concepção. Erguido a céu aberto, o estabelecimento comercial se utiliza da luz da natureza, tendo o sol como grande atração para os clientes que visitam suas instalações.

Além da luz solar, o espaço cercado de árvores e plantas tem sempre a brisa natural circulando pelos corredores. Aliada a estrutura que valoriza o meio ambiente, o shopping vem se tornando cada vez mais sustentável e, têm buscado formas de promover a consciência socioambiental entre seus colaboradores e clientes.

Instalado em frente ao Parque da Cidade, o estabelecimento comercial sempre buscou a integração do seu espaço ao verde do bairro do Itaigara, com suas alamedas amplas e áreas descobertas que fazem a utilização de luminosidade natural na maior parte do dia. De acordo com o gerente geral do Shopping Paseo, Joaquim Correia de Melo Neto, o cumprimento da agenda USG sempre foi uma preocupação dos dirigentes desde quando o shopping foi cosntruído.

“O Paseo é um shopping a céu aberto e isso, por si só, já reduz o consumo de energia do empreendimento, que conta com iluminação natural em diversas áreas na maior parte do tempo. Nas áreas fechadas, incluindo o estacionamento, onde precisam de luz artificial, foi realizada a instalação de lâmpadas mais eficientes, de menor consumo de energia e de maior durabilidade”, assinala.

Divulgação / Shopping Paseo
Caption

Segundo Neto, a instalação de placas para uso de energia solar já está em fase de implantação. “Além disso, somos racionais no consumo de água e produtos, evitamos o desperdício com rotinas bem definidas de manutenção e limpeza das nossas áreas comuns”, salienta o gerente ao falar das práticas adotadas para garantir o uso da água.

“Queremos contribuir para um mundo melhor, elevando cada vez mais nossos padrões ambientais, sociais e de governança. Buscamos atuar de forma ética, íntegra, valorizando as pessoas e com compromisso social”, diz. Na opinião do gerente, não há como empreender deixando de lado as práticas que fomentem a preservação do meio ambiente.

“As empresas já perceberam que os consumidores são influenciados em suas decisões de compra por questões de sustentabilidade e de boas práticas nas organizações. Logo, se esse movimento for uma forma de dar uma satisfação à sociedade, precisa se transformar em uma preocupação orgânica, até por uma questão de sobrevivência e crescimento dos negócios”, destaca.

Selo - Certificado com o selo de neutralização de carbono, o shopping buscando alternativas para ampliar o alcance e melhorias em práticas ESG. A política de neutralização de carbono é feita através da MOSS, uma climate tech com gestão profissional. “Buscamos uma maneira moderna e eficiente de fazermos parte do mercado de crédito de carbono. Já estamos percebendo como resultado o estímulo ao debate sobre a sustentabilidade e na construção e valorização dessa cultura entre nossos integrantes e na comunidade que estamos inseridos”, explica.

A coleta de lixo seletiva também agrega nas boas práticas ambientais desenvolvida no Shopping Paseo. “Temos coleta seletiva para o descarte de papelão para reciclagem, semanalmente, uma cooperativa retira esse material. Temos uma logística interna preparada para a coleta e separação dos demais materiais”, frisa o gerente. Para o responsável pela gerência do espaço, essas e tantas outras iniciativas são importantes no processo de conscientização das pessoas para os efeitos da mudança climática e as pautas ESG. “É preciso que a cultura sustentável seja percebida e valorizada. Novas ideias, diversidade, inclusão, ações sociais impulsionam negócios e provocam transformações”, finaliza.

Estrutura - Inaugurado em outubro de 2008, o espaço que fica na Rua Rubens Guelli, nº 135, Itaigara, tem 71 lojas e quiosques em operação, duas salas do Circuito Saladearte e 215 vagas de estacionamento, sendo 164 subsolo e 51 térreo. Para possibilitar melhor mobilidade, o shopping disponibiliza cadeira de rodas para os clientes que necessitem.

Na estrutura existem bancos, lotérica e bancos 24 Horas, além de serviço de manobrista e fraldário. O shopping funciona de segunda a sábado, das 9h às 20h. Aos domingos, as lojas e quiosques funcionam de maneira opcional, das 13h às 19h. Já o cinema e praça de alimentação seguem abertos, a partir das 12h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp