Meio Ambiente

Passando o Rodo nas Praias: projeto trabalha com a sensibilização ao descarte irregular nas praias

Joilson César/ BNews
Dezenas de crianças e adultos participaram do projeto que aconteceu na praia de Stella Maris  |   Bnews - Divulgação Joilson César/ BNews
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

[email protected]

Publicado em 11/03/2023, às 13h34


FacebookTwitterWhatsApp

Nessa manhã de sábado (11) o projeto ‘Passando o Rodo nas Praias’ realizou sua 11ª edição de sensibilização ao descarte irregular nas praias. Com o objetivo de conscientizar a população sobre as agressões que o lixo pode causar ao meio ambiente, participaram da ação 100 crianças da Escola Municipal Dorival Caymmi, também as que integram o projeto social da comunidade de Stela Maris e ainda moradores da região.

Com o lixo nas praias, a vida marinha é a mais prejudicada, como explica Moacir Tinoco, doutor em conservação ambiental. “Estamos falando de 170 trilhões de matérias no oceano, no planeta. Estima-se que cada pessoa ‘tenha direito’ a 21 mil quilos de resíduo marinho para levar pra casa, então é muita coisa”, destacou o especialista.

Sobre o trabalho desenvolvido neste sábado, que incluiu a soltura de tartarugas do Projeto Tamar, limpeza da praia, coleta seletiva e oficinas, Moacir chama de “sensibilização”. “Estamos aqui fazendo basicamente um trabalho de sensibilização, mostrando para as pessoas o quanto é importante elas terem cuidado com o lixo delas”, explicou.

Carla Circenis, bióloga e educadora ambiental, que também atua a frente do projeto, destaca como essa grande campanha educacional tem feito diferença ao longo das suas 11 edições. “Foram milhares de crianças que passaram por aqui e levaram essa ação adiante”.

Além do ensinamento, dezenas de quilos de resíduos foram retirados do mar. “Nosso objetivo é mostrar para as crenças, integrantes de projetos sociais, para a comunidade de Stella Maris, como manter as nossas praias limpas, preservar a natureza e contribuir com essa biodiversidade maravilhosa”, finalizou a educadora ambiental.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp