Meio Ambiente

Pesquisadores da UFBA identificam origem de óleo achado na praia da Barra; saiba qual

Reprodução / Redes Sociais
Derramamento de óleo, que já se estende pela costa sul da Bahia, preocupa banhistas e autoridades ambientais  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Bruno Guena

por Bruno Guena

[email protected]

Publicado em 18/09/2023, às 10h41


FacebookTwitterWhatsApp

A praia da Barra, localizada em Salvador, é uma das mais frequentadas por baianos e turistas. Porém, o derramamento de óleo, que já se estende pela costa sul da Bahia, preocupa banhistas e autoridades ambientais.

Pesquisadores do LEPETRO (Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo, Energia e Meio ambiente do Instituto de Geociências da UFBA) analisaram uma amostra, coletada na Praia da Barra, do óleo derramado em praias de Salvador e chegaram à conclusão de que a substância é originado do petróleo produzido no Kuwait. O laudo técnico aponta que "possivelmente, o descarte de água oleosa de tanques de algum navio petroleiro transitando no mar da Bahia, tenha sido a causa do aparecimento dos “tar balls” (bolas de óleo) na Praia da Barra em Salvador".

A análise feira pela equipe comandada pela pesquisadora Olívia Oliveira esclareceu que este óleo não é o mesmo de 2019, originado da Venezuela, e tampouco o óleo de 2022, proveniente do golfo do México.

Ao BNews, o INEMA (Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos) informou que está aguardando uma análise mais detalhada da UFBA para aplicar as medidas cabíveis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp