Meio Ambiente

Próxima superlua aparece no céu do dia 14 de junho; saiba como acompanhar

Reprodução Getty Imagens
hamado de superlua, o fenômeno permite que pessoas do mundo inteiro consigam ver o nosso satélite natural em um “tamanho maior”  |   Bnews - Divulgação Reprodução Getty Imagens

Publicado em 11/06/2022, às 16h11   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Para quem curte fenômenos astronômicos, o ano de 2022 está repleto de “atrações”, que incluem dez chuvas de meteoros, alinhamento de cinco planetas, dois eclipses lunares totais e dois solares parciais, além de uma lua negra e, finalmente, três superluas. Na próxima terça-feira (14), ocorre a primeira delas.

Leia também: 

Foguete de Elon Musk vai colidir com a Lua em março

Esferas transparentes achadas na Lua são um mistério para cientistas

O fenômeno permite que pessoas do mundo inteiro consigam ver o nosso satélite natural em um “tamanho maior”. Isso acontece porque, a exemplo do que irá ocorrer também nos dias 13 de julho e 12 de agosto, a lua estará no seu ponto de maior proximidade com o nosso planeta.

Embora a visibilidade da Lua seja melhor à noite, no Brasil ocorrerá pela manhã, às 8h52 do dia 14 de junho, no horário de Brasília, o que significa que esse pico de visibilidade será melhor apreciado em outros pontos da Terra. No entanto, garantem os especialistas, por volta das 20h da mesma terça-feira, a Lua estará em uma fase 99,5% iluminada.

Quem quiser apreciar de dentro de casa poderá acompanhar a experiência através do canal The Virtual Telescope Project, que transmitirá ao vivo o evento, a partir das 16h15 do dia 14 de junho.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp