Mundo

José Graziano assume o cargo de diretor-geral da FAO

Publicado em 01/01/2012, às 14h03   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome e economista José Graziano, de 62 anos, assume neste domingo (01) o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O cargo será ocupado por Graziano até julho de 2015.

Ele atuou nos últimos cinco anos como representante da agência na América Latina e no Caribe da FAO. Em junho de 2011, foi eleito o novo diretor-geral da FAO com 180 votos contra 92. Quem disputou a posição com ele foi o ex-ministro de Relações Exteriores da Espanha Miguel Ángel Moratinos.

Para erradicação da fome e da pobreza no mundo, ele defende parcerias por meio de programas que já produzem resultados positivos em diferentes países. Graziano acredita que os confrontos podem ser resolvidos por meio da geração de oportunidades.

Graziano foi titular do Ministério da Segurança Alimentar no início da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, e responsável pela implantação do Programa Fome Zero. Ele é formado em agronomia e com pós-doutorado em estudos latino-americanos pela Universidade da Califórnia. Há cerca de três décadas dedica-se aos estudos de questões relacionadas ao desenvolvimento rural e luta contra a fome.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp