Mundo

Afeganistão: Moradores tentam fugir para o aeroporto após chegada do Talibã ao poder; veja

Reprodução/vídeo
De acordo com veículos locais de imprensa, o presidente Ashraf Ghani deixou o país  |   Bnews - Divulgação Reprodução/vídeo

Publicado em 15/08/2021, às 14h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com retomada do poder pelo Talibã, consumada neste domingo (15) com a conquista da cidade de Cabul pelo grupo extremista, moradores do Afeganistão tentam fugir do país. 

Vídeos mostram longos engarrafamentos na tentativa de chegar ao aeroporto da capital afegã. De acordo com veículos locais de imprensa, o presidente Ashraf Ghani deixou o país. Ele teria ido para o Tajiquistão, que faz fronteira ao sul do Afeganistão.

Leia mais: Biden anuncia fim de missão dos EUA no Afeganistão para 31 de agosto

Mais cedo, o ministro do Interior já havia anunciado que o governo pretendia fazer uma transferência pacífica de poder para um governo de transição.

Brasileiros

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Itamaraty não tem registro de brasileiros vivendo no Afeganistão.

"Também não está prevista, por ora, medida de proteção específica para os funcionários da embaixada em Islamabad, uma vez que a cidade não está em zona de conflito", disse o MRE em nota.

Veja:

Matéria relacionada:

Taleban conquista 3ª maior cidade do Afeganistão, e EUA temem queda de Cabul em 30 dias

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp