Mundo

Imagens de satélite indicam que Coreia do Norte ampliou fábrica de urânio para armas

Reprodução // CNN
Especialistas afirmam que reforma provavelmente significa que país planeja aumentar produção    |   Bnews - Divulgação Reprodução // CNN

Publicado em 17/09/2021, às 14h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Novas imagens de satélite revelam que a Coreia do Norte está expandindo uma instalação-chave capaz de enriquecer urânio para armas nucleares, o que, segundo especialistas, indica que o país planeja aumentar significativamente a produção nesta instalação antes adormecida. As imagens foram obtidas pela CNN.

As imagens capturadas pela empresa de imagens comerciais por satélite Maxar no início desta semana mostram que a construção está em andamento em uma usina de enriquecimento de urânio localizada no complexo do Centro de Pesquisa Nuclear de Yongbyon, informa a emissora. 

As mudanças podem permitir que a Coreia do Norte aumente a produção de material nuclear para armas em até 25%, disse à CNN Jeffrey Lewis, especialista em armas e professor do Instituto Middlebury de Estudos Internacionais.

Se a Coreia do Norte atualizar o tipo de centrífugas atualmente em uso nesta instalação, poderia aumentar a capacidade da planta substancialmente, alertam especialistas.

Leia também:

Coreia do Norte diz que está pronta para guerra com armas nucleares

Coreia do Norte critica EUA e ameaça atacar “se necessário”

Trump tem encontro histórico com Kim Jong-un na Coreia do Norte

Autoridades do governo dos Estados Unidos estão cientes das atividades recentes na planta de enriquecimento de urânio de Yongbyon e reconhecem que esses desenvolvimentos podem sinalizar planos para aumentar a produção de urânio para armas, de acordo com duas fontes familiarizadas com a situação.

O Conselho de Segurança Nacional, o Departamento de Defesa, o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional e a CIA se recusaram a comentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp