Mundo

BNews COP-26: Cadeirante, ministra de Israel é impedida de participar de reunião por falta de acessibilidade

Reprodução/Instagram (@karinel09)
Ministra diz ter sido impedida de entrar no local na cadeira motorizada que usa   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram (@karinel09)

Publicado em 03/11/2021, às 14h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um problema de falta de acessibilidade impediu a presença da ministra de Energia e Recursos Hídricos de Israel, Karine Elharrar, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP-26), nesta segunda-feira (1º). Isto porque, de acordo com o jornal O Globo, o local do evento não era acessível para cadeirantes. Somente nesta terça-feira (2), após diversos pedidos de desculpas de organizadores, a ministra pôde participar do evento realizado em Glasgow, na Escócia.

Leia mais: 
BNews COP26: Salvador entra em acordo internacional com outras mil cidades

BNews COP26: Bruno Reis apresenta ações de Salvador no combate às mudanças climáticas

Ainda na segunda-feira, a representante do governo, que tem distrofia muscular, aguardou cerca de duas horas os organizadores encontrarem uma alternativa que a permitisse ter acesso ao evento. Contudo, de acordo com a agência EFE, toda a espera foi em vão, já que Karine acabou sendo obrigada a viajar 80km de distância para retornar ao hotel onde está hospedada em Edimburgo. 

Após o episódio, a ministra de Energia e Recursos Hídricos de Israel revelou, em entrevista à emissora de TV israelense Canal 12, que foi impedida de entrar no local da reunião com a cadeira motorizada que usa para se locomover devido à sua deficiência física. Entre as alternativas para o acesso da ministra ao local, estavam opções como caminhar a pé, ou usar um veículo que também não possui acessibilidade para cadeirantes.

Por meio do Twitter, a ministra considerou triste o fato de que "a ONU, que promove a acessibilidade para pessoas com deficiência, não ofereça, em 2021, acessibilidade para seus eventos".

"Vim para a COP-26 para me encontrar com meus colegas ao redor do mundo e promover uma luta comum na crise climática. Espero que as lições sejam aprendidas para que amanhã a promoção da energia verde, a remoção de barreiras e a eficiência energética sejam as coisas com as quais irei lidar", desabafou Karine na rede social.

O embaixador britânico em Israel, Neil Wigan, lamentou o ocorrido com a ministra. "Peço profundas e sinceras desculpas para a ministra. Queremos uma cúpula da COP-26 acolhedora e inclusiva para todos", escreveu no Twitter.

O mesmo fez o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, que disse estar "profundamente desapontado e frustrado" com a situação vivenciada por Karine. “O local da COP foi projetado para ser acessível a todos. Falei com a ministra sobre isso e estou ansioso para encontrá-la [na terça-feira]", afirmou.

Leia também:
Conselheiros do Vitória oferecem prêmio milionário a jogadores para evitar rebaixamento, diz Mota

Subtenente da PM é torturado e morto por traficantes; corpo foi encontrado em Camaçari

Vídeo: Em assalto, homem abandona a namorada, que continua comendo

Acompanhe o BNews também nas redes sociais através do Instagram, do Facebooke do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp