Mundo

Após passar por 17 médicos, criança é diagnosticada com doença rara pelo ChatGPT

Divulgação
Após as primeiras dores, a personalidade da criança começou a mudar  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/09/2023, às 10h29   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

Um garoto foi diagnosticado com uma doença rara pelo ChatGPT após passar por 17 médicos, ao longo de três anos. Alex tinha quatro anos quando começou a sentir dores.

A mãe do menino, Courtney, informou ao DailyMail.com que se ele não tomasse analgésicos todos os dias, teria colapsos "gigantescos".

Após as primeiras dores, a personalidade de Alex começou a mudar. Ele apresentou mal-humor, cansaço e iniciou a ter acessos de raiva e mastigar coisas. Além disso, o menino arrastava o pé esquerdo ao caminhar e sentia fortes dores de cabeça.

Courtney pensou que poderia ser um problema dentário e levou Alex ao dentista. O profissional achou que ele estava com bruxismo e prescreveu uma placa oclusal para ele utilizar ao dormir.

No começo, isso pareceu uma solução. Porém, mais sintomas surgiram. Courtney notou que o filho não estava crescendo. Contudo, como isso aconteceu durante a pandemia de Covid-19, o pediatra, afirmou que a crise sanitária estava afetando negativamente o desenvolvimento da criança.

Em seguida, Alex passou por um neurologista, otorrino, entre outros especialistas. Mas nenhum deles conseguiu apresentar o diagnóstico correto.

Frustrada, Courtney resolveu recorrer ao ChatGPT. Um estudo revelou que a ferramenta de inteligência artificial pode estar correta em até 72% das vezes em diagnósticos médicos.

Após passar três anos dos primeiros sintomas do filho, Courtney compartilhou todos os sintomas e dados das ressonâncias magnéticas que ele fez ao logo dos anos com o ChatGPT.

Prontamente, o ChatGPT sugeriu um diagnóstico: síndrome da medula ancorada, condição que faz com que a medula vertebral se fixe de forma anormal ao canal, restringindo o fluxo sanguíneo à medida que as crianças crescem.

Segundo a Cleveland Clinic, os sintomas incluem dificuldade para caminhar, manchas descoloridas na pele, dormência nas pernas e nas costas, fortes dores nas pernas ou nas costas, escoliose, problemas de controle da bexiga e do intestino e perda de massa muscular, dormência, dor, fraqueza muscular e problemas de controle motor. Para Courtney, o diagnóstico “fez muito sentido".

O caso de Alex foi provocado por espinha bífida, que acontece quando a espinha dorsal que protege a medula espinhal não se forma e fecha normalmente. O garoto tem a forma mais leve da doença, espinha bífida oculta, que causa uma pequena lacuna na coluna, mas sem danos nos nervos.

Esta maneira é mais complexa de diagnosticar, pois, o defeito é menor e mais difícil de ver. Courtney afirmou que o defeito de Alex é semelhante uma marca de nascença no topo das nádegas que passou despercebido por todos os médicos. Após receber o diagnóstico, o garoto passou por uma cirurgia para corrigir a medula e se recupera com sucesso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp