Mundo

Após se esfaqueado, renomado escritor Salman Rushdie volta a falar

Reprodução // Twitter Salman Rushdie
Escritor Salman Rushdie foi extubado e voltou a falar, diz agente  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Twitter Salman Rushdie

Publicado em 14/08/2022, às 12h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O autor Salman Rushdie, 75 anos, foi extubado e voltou a falar após ser esfaqueado nesta sexta-feira (12), informou seu agente, Andrew Wylie hoje. Ele não deu muitos detalhes sobre o estado de saúde do escritor.

O renomado escritor teve perfurações no pescoço, peito, fígado, abdômen e pernas. Ainda conforme o agente, Rushdie corre o risco de perder um olho e teve os nervos de um dos braços cortados.

No momento do ataque, o escritor se preparava para dar uma palestra em Chatauqua, no estado de Nova York, quando o norte-americano Hadi Matar, 24 anos, invadiu a lateral do palco e desferiu de 10 a 15 facadas.

O agressor, que foi controlado por parte do público e dos seguranças que estavam na área, foi preso e responderá por tentativa de homicídio de segundo grau e por agressão. Ainda não se sabe a motivação do crime, mas a mídia norte-americana afirma que Matar é um "simpatizante" do Irã.

Rushdie é considerado "inimigo" de Teerã por ter publicado, em 1988, um livro chamado "Versos Satânicos". A obra foi chamada de "blasfêmia" e desde 1989 há uma "fatwa", uma espécie de decreto do regime que pede a morte de Rushdie sob recompensa milionária e a promessa de não ser processado por matá-lo.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp