Mundo

Biden tira 37 presos do 'corredor da morte' para evitar execuções ordenadas por Trump

Reprodução/ GloboNews
Com a decisão, Biden converteu sentenças para prisão perpétua  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ GloboNews

Publicado em 23/12/2024, às 21h04   Victória Valentina



O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (23) que vai aliviar as sentenças de 37 das 40 pessoas que estão no corredor da morte de prisões federais do país. Desta forma, ele converterá as sentenças para prisão perpétua.

Com a decisão, o presidente eleito Donald Trump, que tomará posse no fim de janeiro, não poderá retomar as penas de morte para o grupo de condenados.

Três detentos ainda enfrentarão a execução:

  • Dylann Roof, condenado por executar nove membros negros da Igreja AME Mother Emanuel em Charleston, na Carolina do Sul, em 2015;
  • Dzhokhar Tsarnaev, autor do atentado na Maratona de Boston de 2013;
  • Robert Bowers, que atirou em 11 fiéis da Sinagoga Tree of Life de Pittsburgh em 2018, considerado o ataque antissemita mais mortal da história dos EUA.]

Em seu primeiro mandato (2017-2021), Trump retomou as execuções federais. Biden, por sua vez, quando entrou no poder em 2021, se opôs à pena de morte.

"Não se enganem: eu condeno esses assassinos, lamento pelas vítimas de seus atos desprezíveis e sofro por todas as famílias que sofreram perdas inimagináveis e irreparáveis. Mas, guiado pela minha consciência e minha experiência, estou mais convencido do que nunca de que devemos parar o uso da pena de morte em nível federal", disse o atual presidente em comunicado.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)