Mundo

Cervejaria da Ucrânia para de produzir cerveja e se dedica à fabricação de coquetel molotov

Reprodução
Cervejaria é localizada na principal cidade do oeste ucraniano, Lviv, um histórico reduto de orgulho nacional  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 01/03/2022, às 09h59 - Atualizado às 10h01   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Uma cervejaria localizada na principal cidade do oeste ucraniano, Lviv, parou de produzir o seu produto principal para ir à guerra: nada de cerveja, agora a fábrica faz coquetel molotov para serem usados contra o exército russo.


Fundada em 2014, a cervejaria Pavda é conhecida na cidade de aproximadamente 720 mil habitantes que é um reduto ucraniano dentro do país. A empresa já tinha dado o que falar após nomear uma de suas cervejas mais conhecidas de 'Putin Huilo', algo que numa tradução livre do russo para o português significa 'Putin Idiota'. 


O nome dessa cerveja é inspirado em um cântico entoado pelos torcedores do time Metalist Kharkiv, time onde o atacante David, ex-Vitória, atua. Essa frase acabou sendo muito propagada no país pelos que defendem a soberania do território ucraniano.

Leia mais: Rússia e Ucrânia terminam reunião sem avanços e anunciam 2ª rodada de conversas
Ex-miss Ucrânia posa com armas e fala em se juntar à resistência do país
Jogadores brasileiros e familiares embarcam em trem para deixar a Ucrânia


Desde o último sábado (26), os funcionários da cervejaria fabricam os explosivos caseiros, feito com uma mistura de gasolina e óleo. No mesmo dia, o presidente do país, Volodimir Zelenski, havia pedido resistência e orientado as pessoas a jogar coquetéis molotov nos invasores.

A guerra hoje: Míssil atinge prédio do governo de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia; vídeo


Na entrada da cidade, os postos de controle são formados por policiais, militares e voluntários para fazer o controle de passagem de todos os veículos. A cervejaria indicou que abriu suas lojas para que sirvam de abrigo subterrâneo caso o governo ucraniano emita um alerta de ataques aéreos.


Mesmo sabendo que ataques com coqueteis molotov podem não frear o ímpeto de uma eventual invasão russa à cidade, o dono da cervejaria, Iuri Zastavny leva a fabricação muito a sério e orienta seus funcionários e compatriotas a fazer todo o possível para ajudar seu país a vencer a guerra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp