Mundo

China cria 'sol artificial' cinco vezes mais quente que o astro real

Divulgação Record  TV
A partir de fusão nuclear ele gera energia limpa imitando as reações naturais de uma estrela  |   Bnews - Divulgação Divulgação Record TV

Publicado em 04/01/2022, às 16h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A China criou e acabou de testas nos últimos dias, um equipamento capaz de criar temperaturas cinco vezes maiores que o sol. A máquina, batizada de Tokamak Supercondutor Avançado Experimental, é emissora de energia limpa e simula as reações naturais do astro rei.

Leia mais: 

A maquina alcança temperaturas próximas aos 70 mil graus celsius, informou a agência chinesa Xinhua News e até o momento, o projeto de fusão nuclear custou a China mais de R$ 5,3 trilhões. O teste definitivo deve acontecer até junho e é considerado por cientistas como um grande passo em direção à energia limpa, amenizando assim a exploração de combustíveis fósseis e evitando a emissão de resíduos tóxicos.

“A operação recente estabelece uma base científica e experimental sólida para o funcionamento de um reator de fusão”, explica o pesquisador do Instituto de Física de Plasma da Academia Chinesa de Ciências e líder do experimento, Gong Xianzu.

Leia também:

Ministro escalado para coordenar ações contra as chuvas no Brasil tira férias

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp