Mundo

Comitê responsável por investigar ataque ao Capitólio dos EUA pede indiciamento de Trump; veja os crimes

Reprodução/ Vídeo
De acordo com o comitê, em recusa de aceitar o resultado da eleição presidencial de 2020, Trump teria promovido diversos crimes  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vídeo

Publicado em 19/12/2022, às 23h29   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O indiciamento do ex-presidente Donald Trump por quatro crimes relacionados a invasão ao Capitólio, em seis de janeiro de 2021, foi feito nesta segunda-feira (19), pelo comitê da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

De acordo com o comitê, em recusa de aceitar o resultado da eleição presidencial de 2020, Trump teria promovido obstrução de procedimento oficial; conspiração para fraudar os Estados Unidos; conspiração para fazer uma declaração falsa; e incitação, assistência ou ajuda a insurreição.

De acordo com o presidente do comitê, Bennie Thompson, "[Trump] perdeu a eleição de 2020 e sabia disso, mas optou por tentar permanecer no cargo por meio de um esquema complexo para anular os resultados e bloquear a transferência de poder".

Com o pedido, agora é a vez do Departamento de Justiça decidir se acatar os indiciamentos a partir das levantadas e organizadas pelo comitê. Vale lembrar que o grupo em si não tem poder de conduzir um processo contra o ex-presidente na Justiça.

Apesar dos depoimentos e conclusões do comitê já serem conhecidos, o comitê fz questão de apresentá-los ao público na sessão transmitida por alguns dos maiores canais da TV aberta americana –NBC, CBS e ABC. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp