Mundo

Fim dos tempos? Pesquisador britânico afirma que o mundo não vai resistir às mudanças climáticas

Foto de Matt Palmer na Unsplash
Professor aponta que ondas de calor e radiação solar em temperaturas elevadas serão as principais causas do fim da vida na Terra  |   Bnews - Divulgação Foto de Matt Palmer na Unsplash

Publicado em 18/10/2023, às 23h14   Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Apocalipse zumbi? Vírus mortal? Invasão alienígena? Para Alexander Farnsworth, pesquisador britânico da Universidade de Bristol, o fim do mundo não será por nenhum desses motivos, mas por catástrofes naturais. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a pesquisa, que faz uso de um supercomputador para simular o futuro, o mundo não vai resistir às mudanças climáticas, que vão desencadear temperaturas extremas e fenômenos naturais violentos, tornando a vida na Terra insustentável. 

Para Alexander, responsável pelo estudo, nem mesmo animais e plantas conseguirão sobreviver. Ondas de calor arrasadoras, com temperaturas atingindo até 70°C varrerão vastas áreas do planeta, tornando-as mortais devido à intensa radiação solar. 

“A combinação de fatores, como calor extremo e a movimentação das placas tectônicas vai provocar o aumento de erupções vulcânicas por todo o planeta ao longo dos próximos séculos. Além disso, uma quantidade ainda maior de gás carbônico será emitida para a atmosfera, fazendo com que a Terra esquente ainda mais”, explicou Alexander. 

O estudo levou um ano e projeta um processo que estaria fora do controle humano. Para o pesquisador, apenas um grande avanço tecnológico a favor do meio ambiente seria capaz de mudar o destino do planeta. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp