Mundo

Homem mais procurado da Itália é capturado após 30 anos com múltiplos disfarces

Shutterstock/Divulgação
O homem seria o chefe da máfia e atende pelo nome de Matteo Messina Denaro  |   Bnews - Divulgação Shutterstock/Divulgação

Publicado em 16/01/2023, às 07h15   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos alvos mais procurados da polícia europeia, Matteo Messina Denaro foi preso nesta segunda-feira (16). Considerado o chefe da máfia mais buscado na Itália, ele era acusado de comandar o grupo mafioso chamado por Cosa Nostra. No entanto, ele estava foragido há 30 anos, mas foi capturado em plena luz do dia na região da Sicília. 

Acusado de ter relação direta tal qual indireta por vários assassinatos durante a década de 1990, Denaro tem nas costas uma sentença de prisão perpétua por sua atuação em ataques movidos a bomba em três locais: Florença, Roma e Milão, que resultaram na morte de dez pessoas.

Toda a ação aconteceu nesta manhã dentro de uma clínica particular em Palermo, situada na capital da Sicília. De acordo com a divisão de operações especiais que gerenciam a operação, ele compareceria a uma sessão de terapia. Segundo a polícia, Denaro ainda tinha o comando da Cosa Nostra na região de Trapani, na Sicília, ainda que estivesse escondido.

Giorgia Meloni, considerada a primeira-ministra italiana, valorizou a prisão, que classificou como "uma grande vitória para o Estado, que mostra que nunca desiste diante da máfia". Messina Denaro estava no radar da polícia desde 1993, enquanto outro membro da Cosa Nostra, chamado Totò Riina, seu aliado, foi preso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp