Mundo

Nicolás Maduro foi capturado por forças dos EUA e será julgado em Washington, confirmam autoridades americanas

Reprodução / Redes Sociais
Senador Mike Lee afirma que captura foi confirmada pelo secretário de Estado americano e que operação visou proteger agentes  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 03/01/2026, às 08h04



Autoridades dos Estados Unidos afirmaram que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi detido para responder a processos judiciais em território americano. A informação foi divulgada neste sábado (3) pelo senador republicano Mike Lee, que disse ter recebido a confirmação diretamente do secretário de Estado, Marco Rubio.

Segundo o parlamentar, a ofensiva militar realizada pelos EUA teve como objetivo garantir o cumprimento do mandado de prisão contra Maduro e assegurar a proteção dos agentes envolvidos na operação. De acordo com Lee, o governo americano considera a ação concluída e não prevê novas investidas no momento, já que o líder venezuelano estaria sob custódia.

Em publicação nas redes sociais, o senador afirmou que Rubio explicou que a operação foi autorizada dentro das prerrogativas constitucionais do presidente dos Estados Unidos, especialmente no que diz respeito à defesa de cidadãos e interesses americanos diante de ameaças consideradas iminentes.

trump

Mais cedo, o presidente Donald Trump confirmou que forças americanas conduziram um “ataque de grande escala” contra a Venezuela, resultando na captura de Maduro. O anúncio foi feito por meio da plataforma Truth Social. Trump informou ainda que detalhes adicionais sobre a ação serão apresentados em uma coletiva de imprensa marcada para as 13h (horário de Brasília), em Mar-a-Lago, na Flórida.

Até o momento, o governo venezuelano não confirmou oficialmente a prisão do presidente nem comentou as declarações feitas por autoridades americanas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)