Mundo
"O inimigo está aumentando o ritmo da operação ofensiva. Os ocupantes russos estão exercendo fogo intenso em quase todas as direções"
Publicado em 28/04/2022, às 19h33
Pedro Ladeira/Folhapress
Redação Bnews
Moscou intensificou os ataques no Leste e Sul da Ucrânia, informou Kiev nesta quinta-feira (28). Putin ameaçou uma rápida retaliação contra qualquer país ocidental que se envolver no conflito em nome da Ucrânia.
Anvisa solicita recolhimento de chocolates fabricados pela Kinder
Duas adolescentes são mantidas em gaiolas devido à doença mental
Mesmo depois de dois meses da invasão ao território liderado por Volodymyr Zelensky, os russos não conseguiram capturar a capital Kiev.
"O inimigo está aumentando o ritmo da operação ofensiva. Os ocupantes russos estão exercendo fogo intenso em quase todas as direções", disse o comando militar da Ucrânia sobre a situação no front no Leste.
O comando ucraniano afirmou que o principal ataque russo foi perto das cidades de Donetsky e Slobozhanske, ao longo de uma rodovia estratégica, na linha de frente que liga a segunda maior cidade do país de Kharkiv a Izyum já ocupada pelos russos.
Representantes ucranianos informaram que houve fortes explosões durante à noite na cidade de Kherson, no Sul do país. As tropas russas usaram gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral na última quarta-feira (27), para reprimir as manifestações pró-ucrania, é agora estado bombardeando toda à região são redor de Mykolaiv e Kryvyi Rih.
Kiev acusa Moscou de planejar um falso referendo de independência das regiões dominadas no Sul. Segundo à mídia estatal, a autoridade autodenominada "comissão militar-civil", pró-Rússia afirmou que a área começará a usar a moeda russa a partir do mês de maio.
Países ocidentais aumentaram as entregas de armas para o exército ucraniano nos últimos dias.
"Se alguém pretende intervir de fora nos eventos em andamento e criar ameaças estratégicas para a Rússia, que são inaceitáveis, devem saber que nossos ataques de retaliação serão rápidos como um raio", disse Putin a parlamentares em São Petersburgo.
"Temos todas as ferramentas para isso, coisas que ninguém mais pode se gabar de ter agora. E não vamos nos gabar, vamos usá-las se necessário. E quero que todos saibam disso", acrescentou.
Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!
Classificação Indicativa: Livre
Publicado em 19/05/2022, às 05h55 - Atualizado às 06h10
Na Sombra do Poder: O caçador