Mundo

Duas adolescentes são mantidas em gaiolas devido à doença mental

Reprodução RUKHSHANA MEDIA
Família busca ajuda para tratá-las de forma correta  |   Bnews - Divulgação Reprodução RUKHSHANA MEDIA

Publicado em 27/04/2022, às 19h16   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Duas adolescentes foram colocadas em gaiolas na cidade de Kandahar, no Afeganistão, devido a distúrbios neurológicos. A família das jovens pede ajuda as ONGs mundiais através do portal Rukhshana Media, da jornalista afegã Zahra Joya, profissional local. 

Robina, de 15 anos, foi diagnosticada com o distúrbio quando tinha seis meses de vida. O pai conta que ela permanece na gaiola durante o dia e sai durante a noite. Segundo ele, a filha quebra objetos e prejudica as pessoas quando está livre. A jovem não consegue falar e mexer a parte direita do corpo, mas se move. Asiya por sua vez, de 18 anos, que sofre do mesmo distúrbio neurológico, também vive dentro de uma gaiola. O pai diz que a mantém presa quando ela se torna violenta. 

Leia também:

Ucrânia diz que ataques na Rússia são 'carma'​, mas não assume autoria

Mãe tenta vender filha de 2 anos pelo Facebook e acaba presa

“Gostaria que minha filha se recuperasse desse sofrimento”, disse a mãe em entrevista.

A família relatou que pediu ajuda ao Talibã, grupo radical que voltou ao poder no país em agosto do ano passado, e a organizações não governamentais para obter um tratamento adequado. 

As adolescentes foram levadas a hospitais para acompanhamento médico, mas os tratamentos não dão resultado. A família foi orientada a buscar novos tratamentos no Paquistão mas não tinham recursos para arcar com a viagem.

Segundo a publicação, Zuhair Ahmad Zandani, chefe da Enabled Children Initiative, uma organização que ajuda pessoas com deficiência no Afeganistão, disse que o instituto está disposto a pagar pelo tratamento médico de Asiya no exterior.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp