Mundo

Reunião entre Ministros Exteriores da Rússia e Ucrânia termina sem avanços

Reprodução/ Twitter @nexta_tv
A ONU já considera essa guerra a mais rápida crise humanitária da Europa desde a Segunda Guerra Mundial  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Twitter @nexta_tv

Publicado em 10/03/2022, às 09h03   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira reunião entre os Ministros das Relações Exteriores dos dois países em guerra, o russo Sergei Lavrov e o ucraniano Dmytro Kuleba, realizada nesta quinta-feira (10) na cidade de Antália, na Turquia, termina sem acordo.

De acordo com O Globo, em entrevista a jornalistas após o encontro o chanceler ucraniano afirmou que nenhum avanço foi realizado sobre o cessar-fogo e que, nas negociações, o representante russo não se comprometeu com um corredor humanitário da cidade ucraniana  de Mariupol, no Mar de Azov, que está toda cercada.

Na pauta dos ucranianos estavam apenas três reivindicações: cessar-fogo, melhoria da situação humanitária nas cidades sitiadas e a retirada das tropas russas do país. Mas, segundo Kuleba, a Rússia só atenderá essas demandas após ter suas solicitações aceitas. “Quero repetir que a Ucrânia não se rendeu, não se rende e não se renderá”, disse aos jornalistas, mas, retificou que continua disponível para outras rodadas de negociação como essa.

Leia mais:

Reino Unido anuncia apoio a Ucrânia

Plano de evacuação de brasileiros na Ucrânia foi evitado para não minar encontro Bolsonaro-Putin, diz colunista

Presidente ucraniano sobrevive a três tentativas de assassinato

Já o chanceler russo, Lavrov, afirmou que a alternativa é continuar as negociações no formato realizado anteriormente, em três oportunidades, entre as delegações na Bielorrúsia. Segundo ele essa forma já produziu avanços como a negociação dos corredores humanitários. “A reunião de hoje confirmou que o formato russo-ucraniano na Bielorrússia não tem alternativa.

Lavrov disse aos jornalistas que não descarta um encontro entre os presidentes Vladimir Putin da Rússia e Volodymir Zelesnky da Ucrânia. “Putin não se recusaria a se encontrar com Zelesnky mas, qualquer contato deveria ser substanciado em algo específico”.

As imagens da reunião entre os ministros divulgadas pela televisão, mostraram as delegações russa e ucraniana sentadas em mesas de frente uma para outra e chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu. A Turquia mantém um bom relacionamento entre os dois países e busca ser protagonista nessa crise.

Para o professor da Universidade Kadir Has, em Instambul, a reunião de hoje pode aumentar a diplomacia em Moscou. “ A Rússia ainda não está perto de manter a paz, embora esteja mudando lentamente sua posição. Sua postura inicialmente intransigente está lentamente dando luigar a uma postura de negociação, embora ainda não o suficiente para um resultado concreto”, disse

Nesta quinta-feira (10) o conflito entre Rússia e Ucrânia entra no 15º dia.  E, segundo as Nações Unidas, essa é a mais rápida crise humanitária da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, mais de dois milhões de pessoas já se deslocaram desde o início da invasão russa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp