BNews Turismo

Rússia pode perder posto de membro da Organização Mundial do Turismo por causa da guerra contra a Ucrânia

Divulgação
Organização Mundial do Turismo anunciou intenção de suspender a Rússia como membro do órgão das Nações Unidas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/03/2022, às 17h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em guerra contra a Ucrânia, a Rússia pode perder posto de membro da Organização Mundial do Turismo. A Organização Mundial do Turismo (OMT) anunciou nesta terça-feira (8) sua intenção de suspender o país como membro do órgão das Nações Unidas, pelas suas "ações unilaterais" contra a Ucrânia.

A decisão de suspender a Rússia foi tomada nesta terça-feira por uma maioria dos membros do conselho executivo da OMT em Madri, onde está sua sede, a pedido da Colômbia, Guatemala, Lituânia, Polônia, Eslovênia e Ucrânia, disse um porta-voz da OMT à AFP.

A decisão deve ser ratificada por dois terços dos membros em uma assembleia geral extraordinária, que será convocada "nos próximos trinta dias", e só então entrará em vigor, disse o porta-voz.

Leia também:

Viva Air lança voos inéditos do Brasil para a Colômbia com preços promocionais
Pedidos de empréstimo para viagem caem 12% após oito meses consecutivos em alta
Passageiros da Itapemirim ficam sem reembolso de passagens aéreas

Esta foi a primeira vez na história da organização, estabelecida em Madri em 1976, que seu conselho executivo se reuniu para considerar a suspensão de um membro.

"Se você é um membro, deve se comprometer com nossas regras. E adotar nossos valores. Então, quando os membros vão contra nossos objetivos, deve haver consequências", disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, da Geórgia, em um comunicado, acrescentando que "a guerra nunca é a solução".

A invasão da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, contraria a Carta das Nações Unidas e o "objetivo principal" da OMT de "promover e desenvolver o turismo como meio de contribuir para o desenvolvimento econômico, o entendimento internacional, a paz, a prosperidade e o respeito universal pelos direitos humanos", lembra o comunicado.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp