Mundo

Rússia anuncia que irá deixar a Estação Espacial Internacional

Reprodução ANDREY SHELEPIN/GCTC/RUSSIAN SPACE AGENCY
A Rússia tinha dado à Nasa um prazo até 31 de março para responderem a este pedido  |   Bnews - Divulgação Reprodução ANDREY SHELEPIN/GCTC/RUSSIAN SPACE AGENCY

Publicado em 30/04/2022, às 14h54   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A Rússia decidiu abandonar a Estação Espacial Internacional, mas só revelará a data de saída do projeto um ano antes, informou neste sábado (30),  o diretor geral da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin.

Segundo informacões do site R7, em 2 de março, Rogozin disse que proporia ao Kremlin diferentes opções para deixar a ISS depois de os parceiros da Rússia na plataforma orbital não estarem dispostos a suspender sanções a duas empresas civis russas: TsNIIMash, uma empresa de pesquisa em engenharia mecânica, e o Centro Espacial de Foguetes Progress.

A Rússia tinha dado à Nasa, à Agência Espacial Europeia (ESA) e à Agência Espacial Canadense (CSA) um prazo até 31 de março para responderem a este pedido.

Leia também:

Contrabandista é preso com quase R$ 200 mil em ouro escondido em peruca e no reto

Putin intensifica ataques no Leste e Sul da Ucrânia

A recusa dos parceiros constituiu a base para a decisão da Rússia de abandonar a ISS quando estavam em curso negociações para prolongar a vida da plataforma orbital internacional até 2030.

Os dirigentes comentam que é impossível controlar a ISS sem o envolvimento da Rússia, pois é o país responsável pela orientação das estações e por evitar colisões perigosas, assim como pelo fornecimento de combustível e de carga.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp