Mundo

Sanções à Rússia causam alta no juros e moeda do país despenca

Reprodução/Redes sociais
O colapso da moeda fez com que o Banco Central russo voltasse a implementar medidas de emergência  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 28/02/2022, às 12h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As sanções impostas à Rússia em razão da invasão ao território da Ucrânia já surte efeitos na economia do país. A moeda local, o rublo, despencou 30% em  um recorde de baixa em relação ao dólar nesta segunda-feira (28). Às 4h30, a moeda tinha fechado em 109 por dólar, mas chegou a ter uma queda durante a madrugada de 40%.

No último sábado (26), Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido e Canadá disseram que iriam expulsar alguns bancos russos do Swift, um serviço global de mensagens financeiras, e “paralisar” os ativo do banco central da Rússia. As medidas impactam grandes oligarcas e milionários da Rússia.

Leia mais


“Proibiremos as transações do Banco Central da Rússia, e congelaremos todos os seus ativos, para impedir que financiem a guerra de Putin”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em comunicado no domingo (27. As informações são da CNN Brasil.


O colapso da moeda fez com que o Banco Central russo voltasse a implementar medidas de emergência nesta segunda-feira, incluindo um grande aumento nas taxas de juros de 9,5% para 20%.


Outro grave problema que deve afetar a economia da Rússia com a repressão dos principais bancos é o sistema de exportações. E, mesmo sendo um dos maiores exportadores do mundo de petróleo e gás, o país depende da importação de diversos produtos. A medida que a moeda cai, eles ficam cada vez mais caros para os consumidores.


O banco central russo interveio na semana passada nos mercados de câmbio para tentar sustentar o rublo. Na sexta-feira (25), a instituição disse que estava aumentando a oferta de notas para caixas eletrônicos para atender à crescente demanda por dinheiro.

A agência de notícias estatal russa TASS informou que vários bancos tiveram aumento de saques desde a invasão da Ucrânia, principalmente de moeda estrangeira.


“Estas são as condições em que começam as corridas aos bancos locais”, escreveu Neil Shearing, economista-chefe da Capital Economics. “O Banco Central da Rússia aumentou esta manhã as taxas de juros para 20%, mas outras medidas [como, por exemplo, o estabelecimento de limites para saques de depósito] podem ser definidas hoje. Agora, uma queda no PIB de [aproximadamente] 5% parece provável", explicou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp