Mundo

Em conflito com a Rússia, Ucrânia convoca "exército de TI" para batalha cibernética

Reprodução // Twitter Ucrânia
Governo ucraniano pede que voluntários entre para um exército de TI ajudem a derrubar sites de empresas, bancos e do governo russo  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Twitter Ucrânia

Publicado em 26/02/2022, às 19h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em conflito com a Rússia e tentando se defender dos ataques vindos do país vizinho, a Ucrânia também pede ajuda de voluntários para travar uma guerra cibernética. Neste sábado (26), o ministro de Transformação Digital ucraniano, Mykhailo Fedorov, convocou um "exército de TI" para ajudar a Ucrânia no front digital.

Em uma mensagem postada no perfil oficial de Fedorov, há uma convocação de especialistas em tecnologia da informação dispostos a ajudarem os ucranianos. A mensagem encaminha para um canal de Telegram para que voluntários recebam tarefas para ajudar o país. "Estamos criando um exército de TI. Nós precisamos de talentos digitais", consta na mensagem.

As primeiras missões já foram postadas no canal para os especialistas em tecnologia. "Nós continuamos lutando no front cibernético", afirma o ministro ucraniano.

Leia também: 

Destino BNews Turismo: queridinha dos turistas, Itacaré se destaca pelo ecoturismo, gastronomia e turismo de aventura
Brasil tem 3 praias entre as melhores do mundo em 2022, segundo TripAdvisor
Presidentes da Abav-BA e ABIH-BA comemoram MP que prorroga prazos para remarcações e reembolsos nos setores de turismo, eventos e cultura

Segundo o G1, a primeira "missão" pede que os voluntários realizem ataques de negação de serviço (DDoS) para derrubar sites de empresas, bancos e do governo da Rússia. No começo do sábado, um ciberataque deixou o site oficial do Kremlin fora do ar. O DDoS é um tipo de ciberataque em que criminosos usam várias máquinas para enviar solicitações a um servidor para sobrecarregá-lo e impedir que ele seja usado por usuários verdadeiros.

Antes mesmo da ordem de Vladmir Putin para que as tropas russas invadissem a Ucrânia o país já era alvo de ataques digitais. Na quarta-feira (23), sites do governo ucraniano ficaram fora do ar após serem atingidos por cibercriminosos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp