Mundo

Senadora pede ação do Itamaraty para repatriar garoto levado pelo pai ao Egito

Reprodução//Câmara dos Deputados
O menino viajou com o pai egípcio para o país africano em setembro do ano passado  |   Bnews - Divulgação Reprodução//Câmara dos Deputados

Publicado em 16/02/2023, às 12h21   Fábio Zanini/ Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) enviou ofício aos ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Justiça, Flávio Dino, pedindo auxílio para que um garoto de 4 anos de idade levado irregularmente para o Egito retorne ao convívio da mãe, no Brasil.

O menino viajou com o pai egípcio para o país africano em setembro do ano passado. O deslocamento ocorreu sem autorização da mãe, a brasileira Karin Rachel Aranha Mohamed Fayz, que obteve liminar da Justiça brasileira para a guarda unilateral da criança.

O apelo da senadora foi feito também ao embaixador do Brasil no Egito, Antônio Patriota, ex-ministro das Relações Exteriores.

O Egito não faz parte da Convenção de Haia sobre os Aspectos Civis da Subtração Internacional de Crianças (1980), mas Gabrilli argumenta que o Itamaraty tem experiência em situações do tipo e pode atuar junto às autoridades egípcias para solucionar o caso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp