Mundo
por Antonio Dilson Neto
Publicado em 30/05/2026, às 09h05
Equipes de resgate da Tailândia e do Laos retiraram, neste sábado (30), mais quatro pessoas que estavam presas em uma caverna inundada na província de Xaisomboun, no Laos. Com a última atualização das autoridades, sobe para cinco o número de sobreviventes resgatados.
A força-tarefa internacional mantém os trabalhos na tentativa de localizar e retirar os últimos dois homens que continuam desaparecidos no interior da gruta.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
4 exhausted Laos gold miners EMERGE from flooded cave after being trapped for 10 days
— RT (@RT_com) May 30, 2026
Tears of joy before they’re rushed off for medical check-up
2 more miners still unaccounted for pic.twitter.com/IdPoTDRVDj
O grupo, composto por sete cidadãos locais, entrou no sistema de cavernas e túneis no dia 20 de maio com o objetivo de procurar ouro. Pouco tempo após o início da expedição, fortes chuvas atingiram a região e inundaram repentinamente as passagens, bloqueando a única rota de saída e deixando os mineiros confinados por mais de uma semana em um ambiente completamente isolado.
O primeiro sobrevivente foi retirado do local na noite de sexta-feira (29), poucas horas antes da extração dos demais companheiros. Imagens divulgadas pelos socorristas nas redes sociais mostram os resgatados deitados em macas, utilizando máscaras de oxigênio e protegidos por mantas térmicas devido ao desgaste físico e à hipotermia.
O ponto onde as vítimas foram localizadas fica a cerca de 300 metros da entrada da gruta.
O sucesso inicial da missão conta com a experiência de mergulhadores profissionais de elite. Entre os especialistas estrangeiros está o finlandês Mikko Paasi, que integrou a histórica e dramática operação que salvou o time de futebol juvenil "Javalis Selvagens" em uma caverna inundada na Tailândia, em 2018.
A estrutura interna do local é descrita pelos socorristas do grupo Thailand Rescue Diver como extremamente hostil. O complexo subterrâneo faz parte de um antigo sistema usado para mineração e transporte de minérios, caracterizado por corredores muito estreitos, visibilidade quase nula sob a água barrenta e passagens tão apertadas que exigem que os mergulhadores avancem rastejando ou utilizem técnicas complexas de mergulho de espeleologia.
As equipes informaram que suprimentos de energia, oxigênio e medicamentos foram levados até o interior da gruta para ajudar os sobreviventes restantes a recuperarem as forças antes de encararem o trajeto de retorno pelos canais alagados. Até o momento, as autoridades locais não estabeleceram uma previsão exata para o encerramento definitivo dos trabalhos de busca e salvamento dos dois últimos desaparecidos.
Classificação Indicativa: Livre
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato
Samsung top
Lançamento com desconto