Mundo

Zelensky diz que reconstrução da Ucrânia é 'maior contribuição para a paz'

Divulgação/Governo da Ucrânia
Volodimir Zelensky menciona assunto em uma coferência sobre o tema  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Governo da Ucrânia

Publicado em 04/07/2022, às 11h20   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A reconstrução da Ucrânia é "a maior contribuição para a paz mundial", afirmou nesta segunda-feira o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, na abertura de uma conferência sobre o tema que acontece em Lugano, Suíça. "A reconstrução da Ucrânia é a tarefa comum de todo o mundo democrático e a maior contribuição à paz mundial", disse no discurso exibido por videoconferência e funcionários de países aliados da Ucrânia e de instituições internacionais.


O exército russo prossegue nesta segunda-feira (4) com os bombardeios no leste da Ucrânia e avança com o plano de conquistar toda a região do Donbass após a queda cidade estratégica de Lysychansk, no momento em que começa uma conferência internacional na Suíça para traçar um roteiro para a reconstrução da Ucrânia.


Após a tomada de Lysychansk, peça central do plano de conquista desta bacia industrial do Donbass, majoritariamente russófona e controlada parcialmente pelos separatistas pró-Rússia desde 2014, o exército russo parece concentrar agora os esforços em Sloviansk e Kramatorsk, duas importantes cidades situadas mais ao oeste, que foram atingidas sem trégua desde domingo.


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou hoje as tropas russas pela "libertação" da região ucraniana oriental de Luhansk, um marco significativo para Moscou em sua campanha militar na Ucrânia.


Em uma reunião televisionada com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, Putin disse que as tropas envolvidas na operação de captura da região de Luhansk deveriam descansar, mas que outras unidades militares deveriam continuar lutando.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp