Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: corre-corre no Panamby e o sumiço de Ubaldino

Publicado em 15/07/2015, às 06h40   Editoria de Política (@BocaoPolitica)


FacebookTwitterWhatsApp

“Sucesso total”
Até as pedras da Praça Municipal sabem que ACM Neto não vai reeditar a chapa que o elegeu em 2012. No entanto, a vice-prefeita Célia Sacramento (sem partido) mantém a esperança de continuar no cargo numa eventual candidatura de Neto à reeleição. Nas inaugurações feitas pelo demista, ela pega o microfone e rasga o prefeito em elogios e manda a pérola: esse prefeito é sucesso total. Ele, claro, pra não deixá-la sem graça dá um sorrisinho amarelo.
Sem ciumeira
Na inauguração de campos de futebol em Plataforma, na semana passada, houve espaço para J. Carlos Filho (sem partido) e Orlando Palhinha (DEM), dois dos representantes do Subúrbio Ferroviário na Câmara de Salvador. Apesar da organização da festa ter ficado por conta da família J. Carlos, Palhinha compareceu, garantiu que não tinha ciúme e ainda convidou os ex-petistas para o DEM.
Churrasco, cerveja e bola
Ainda na solenidade de inauguração das quadras, o prefeito ACM Neto cogitou armar um time de políticos contra uma equipe de futebol do bairro e fez pouco caso das condições físicas do vereador J. Carlos Filho: “Seu pai até está em forma, mas você...”, brincou, referindo-se ao edil. Ainda completou que após a partida, os vereadores presentes no evento pagariam a cerveja e J. Carlos (pai) ficaria com o churrasco.
Corujão

Quebra-queixo
Na cerimônia de lançamento do "Corujão Salvador", o prefeito ACM Neto encerrou o quebra-queixo - jargão para entrevistas em que o entrevistado é cercado por repórteres com microfone e gravador na mão - tratando apenas da gestão. Quando saia foi questionado se não iria falar sobre política. O democrata parou, analisou e deu marcha ré: "Diga aí o que quer saber". O repórter lançou: 'Hoje em uma rádio aqui de Salvador, o ex-prefeito João Henrique..." Neto não esperou nem o jornalista completar a pergunta e cortou: "Mas rapaz, estou pensando que você iria me perguntar sobre política". A saída pela tangente gargalhadas na sala de reunião do Thomé. 
Forças ocultas
Será que algo de bom vai acontecer na Câmara de Salvador? Nesta quarta-feira (15), em um pequeno intervalo de tempo, dois copos de vidros foram quebrados ao se espatifar no chão: um na sala do cafezinho e outro no plenário. Existe outra corrente de supersticiosos que acreditam na força da energia negativa que algumas pessoas produzem em outras, resultando no mau-olhado, chamado quebranto, com força capaz de quebrar um copo. Xiii....
Por Valéria
Foto: Juarez Matias / Bocão News
Se Dalva de Oliveira estivesse viva e tivesse visto o que o fotógrafo do Bocão News registrou no plenário da Câmara de Vereadores, com certeza ela cantaria: "Bandeira branca amor...". Há um tempo esta coluna publicou uma briga do vereador Euvaldo Jorge (PP) e Antônio Mário (PSB) pela representação do bairro de Valéria. Parece que as contendas se amenizaram. Os dois vereadores levaram um bom papo no plenário. A paz foi selada? Vai saber. Questionados pelo repórter, ambos disseram que nunca houve briga. Hum... Vamos ver até quando essa trégua vai durar.
Namoro à vista

Foto: Juarez Matias / Bocão News
Outro close que não passou despercebido pelas lentes do fotógrafo do Bocão News foi o momento de descontração entre o líder do DEM, Léo Prates, e o vereador Duda Sanches (PSD). Os Sanches devem a qualquer momento migrar no grupo político liderado pelo prefeito ACM Neto, para alegria dos democratas.
Sofrência
"Olhou, pirou, entrou na minha Doblô, é o carro da balada...". E por falar em música, parece que o cantar Silvanno Salles, o cantor apaixonado, um do precursores do ritmo do Arrocha, fez pouco caso do título de Cidadão Soteropolitano que lhe fora agraciado. O vereador Leandro Guerrilha (PSL) retirou a titulação de sua autoria. Segundo a equipe do vereador, o cantor não retornou os diversos contatos feitos pelo gabinete para agendar a entrega.
Govprefeito
O deputado Pastor Sargento Isidório (PSC) não poupa alfinetadas no prefeito ACM Neto (DEM), além de querer o lugar do democrata no Palácio Thomé de Souza. Nesta semana, quando o governador anunciou construção de encostas, veio com uma nova: chamou Rui Costa de "Govprefeito de Salvador", um novo cargo criado com ele para designar que o petista, além de governador, está fazendo o trabalho de Chefe de Executivo da cidade. 
De louco todo mundo tem um pouco
O louco da vez quer se candidatar a prefeito de Salvador. Pastor Isidório já mudou discurso, contabiliza votos e a vitória. Sem dinheiro, sem publicidade e na base da fé ganhou o apoio do governador. Mas não é bem assim. O que se comenta nos corredores da Alba é que o governador quer 'amaciar o ego' do segundo deputado estadual mais votado na Bahia, mas depois convencê-lo de se candidatar por Candeias. É esperar para ver.
Na cola
Quando iniciou o governo em janeiro, Rui anunciou que em toda cidade que fosse cumprir agenda oficial, visitaria uma escola estadual e outra municipal. O chefe do Executivo revelou essa semana que a decisão foi tomada contra a vontade da sua assessoria que, preocupada com a imagem do petista, recomendou a reavaliação da ideia, mas foi em vão. A declaração feita durante discurso no ato de entrega de unidades do Minha Casa Minha Vida, em Simões Filho, sobrou até para o Bocão News. "Meu assessor virou para mim e disse: 'governador, pense direitinho nessa decisão, porque quando vai numa escola, vai a imprensa inteira, o rádio, a televisão, o site'. E ali estou vendo o Bocão News".
Escorregada ou desprestígio?
Durante uma entrevista, o secretário de Relações Institucionais em Feira de Santana, Sérgio Carneiro (sem partido e ex-PT), disse que não tinha recebido convite de “nenhum partido”. Depois, o gestor remendou e afirmou que “alguns” partidos fizeram o convite, mas estava pensando na proposta. Será que foi só uma escorregada ou ele está sem prestígio?
É hora de conversar
Os petistas estão deixando escorrer entre os dedos um dos quadros considerados mais competentes no partido: Walter Pinheiro. Esta semana, notícias de que o senador faria aliança com o prefeito de Salvador ACM Neto movimentou o cenário político. O líder do governo na Alba, Zé Neto, disse que 'o PT precisa conversar' e que isso ainda não foi feito porque depende mais de Pinheiro. Ainda afirmou que há uma espécie de 'queimação' contra o senador. "Querem queima-lo". Só não disse quem. Dentro do partido, Pinheiro não é uma pessoa tão bem-quista, por ter uma política muito conservadora. Seriam adversários querendo queimá-lo como possível candidato à prefeitura de Salvador? Nomes de petistas já são ventilados para concorrer internamente: Nelson Pelegrino, Valmir Assunção, Gilmar Santiago. 
Ninguém fala
Parece que o gabinete do deputado estadual Carlos Ubaldino (PSD) já não aguenta mais responder sobre seu possível envolvimento com esquema de fraudes com dinheiro do governo federal. Investigado pela Polícia Federal, Ubaldino “mergulhou”, sumiu. No gabinete, a imprensa não é 'bem-vinda' e recebida com aspereza.
Na moita
Durante averiguação da Polícia Federal na Assembleia Legislativa da Bahia, na segunda-feira (13), outros deputados estaduais ficaram na moita aguardando o desenrolar da carruagem. Muitos saíram de fininho para que não fossem 'pegos em flagrante'. A Polícia poderia estar investigando outros casos, como a farra dos cargos comissionados, o reembolso de diárias, combustível, repasse de salários y otras cositas más.
Corre-corre no Panamby
Durante operação da Polícia federal, o luxuoso condomínio Villaggio Panamby, na última segunda-feira (13), a coluna ficou sabendo que a escada de emergência e alguns banheiros da área comum do condomínio ficou bastante movimentado. Há quem diga, que a academia conheceu novos adeptos da onda fitness afim de mostrarem as caras de que não estavam na operação. Um servente que passava na hora disparou a seguinte pérola: “nossa como está movimentado o condomínio. Nunca tinha visto esse povo todo por aqui”.
Na pauta da OAB
A sessão da próxima sexta-feira (17) da OAB-Bahia será movimentada. Além da sabatina com os seis candidatos à vaga de desembargador da Câmara do Oeste, a reunião terá a prestação de contas do exercício de 2014 do presidente da instituição, Luiz Viana Queiroz. Até onde de sabe, está tudo em dias. Mas, vamos ver...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp