Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Bill Gates da Moqueca

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 11/01/2024, às 05h00 - Atualizado às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Bill Gates da Moqueca

Um famoso empresário baiano do ramo da tecnologia ganhou notoriedade nos últimos 12 anos na capital baiana e no estado. O rapaz, com puro dendê do baixo sul, desponta como líder em faturamento quando se trata de contratos no segmento hi-tech baiano. Como diria o prefeito Bruno Reis, ele é "lá e low", bate nas duas pontas do tabuleiro e consegue ganhar no estado e capital todos e quaisquer certames relacionados à pasta. Vai de sistemas públicos a chips de tablets, sempre com algum empurrãozinho litorâneo, se é que nos entendem. Ao final, entre possantes e lanchas, nosso Bill Gates, sem sua Melinda, navega pela Baía de Todos os Santos sem qualquer "BUG" do Ministério Público ou TCE... Uma brisa de internet...

Jerô retou!

Em uma reunião ontem à tarde, o governador soltou os cachorros em cima de seu time de marketing. Estava curioso para saber quem supostamente vazou a marca da sua camisa na Lavagem do Bonfim, para que a agência da prefeitura copiasse - ou vice-versa. Ficou virado na zorra com isso.

nsp

E tome Qualy... dade

Uma famosa empreiteira baiana vem despontando como a campeã em licitações quando se trata de obras de escolas soteropolitanas. A dita cuja não perde um certame que seja, e já é a queridinha da SMED. Dizem as boas línguas do Tome de Souza que nessa o prefeito Bruno “capoeirista” Reis não se mete, nem que a vaca tussa, pois teria um padrinho de força transversal na capital baiana que nem um tanque de guerra derrubaria. As outras concorrentes só fazem juntar os cacos e receber seus resultados de derrotadas, e observarem a péssima QUALYdade das obras serem executadas pela gatinha municipal... Que padrinho, heimmmm?

nsp

O buraco da Conder

A fila de fornecedores não para de aumentar no gabinete do presidente José Trindade, da Conder. Tudo isso porque a empresa baiana, responsável pelas obras estruturais do Estado, acarreta um rombo de mais R$ 100 milhões com construtoras, fornecedores e etc. Disse que a fila está perto de parar em Brasília, onde o cacique e padrinho do presidente da Conder, Rui Costa, já bota as mãos na cabeça para entender o que está havendo na gestão dos recursos da empresa. Desse jeito, a Conder vai parar em um buraco, não feito por ela, mas sim por algumas pessoas de seu entorno.

nsp

O segredo de Geraldinho

Segundo fontes do BNews, o vice-prefeito de Geraldo já está escolhido. O nome está escondido a sete chaves; apenas Jerônimo, Jaques Wagner e o próprio sabem. O martelo foi batido no jantar do Litoral Norte neste domingo.

O time de Geraldinho

Geraldo Júnior, diante da entrave da adesão dos petistas em sua pré-campanha, tomou uma decisão sobre a Lavagem do Bonfim. Botou time em campo e decidiu levar os seus - com a clássica camisa verde e laranja - para a rua.

nsp

Uma foto, 3 apoios

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) ocupou o noticiário nesta semana após figurar em uma foto considerada "polêmica" - outros diriam que foi oportuna - ao lado do prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil). No final, tudo saiu muito positivo para o petista, que teve reafirmada a amizade e as portas abertas para indicações junto ao atual prefeito, mas também ouviu vozes importantes para defender a fidelidade dele ao grupo político em que milita. Ouvir defesas públicas de Geraldo Júnior, que quer ser prefeito, e do governador Jerônimo. Com tantos caminhos abertos, Suíca caminha para uma fácil renovação de mandato?

Olha a gafe!

Toda homenagem a uma figura pública é sempre bem recebida. No entanto, fica “chato” quando acontece um erro, especialmente se o erro for o nome do homenageado. Foi o que aconteceu com a prefeitura de Salvador. O prefeito Bruno Reis inaugurou, na última sexta-feira (5), a nova Rua Valmir Hupsel, que liga a Estrada do Curralinho, na Boca do Rio, à Rua dos Colibris, no bairro do Imbuí. No entanto, o homenageado é VALMAR Hupsel. O erro foi apontado pelo irmão de Valmar, presente no evento. A prefeitura corrigiu o erro rapidamente.

nsp

Ainda teve Júlio, o padre

Além do apoio, pelo menos público, de Bruno, Geraldo Júnior e Jerônimo, Suíca ainda foi beneficiado por um vídeo compartilhado em conjunto com a página do padre Júlio Lancellotti. O vídeo de apoio ao sacerdote católico, que luta em prol do povo de rua em São Paulo, rendeu mais de um milhão de visualizações e quase 190 mil curtidas para Suíca. Se converter 10% das curtidas em votos, está feito...

O jogo eleitoral

Não é de hoje que o prefeito Bruno Reis tem fama de capoeirista. Ele já “entrou na roda” algumas vezes e animou a militância. A novidade fica por conta do governador Jerônimo Rodrigues, que também decidiu mostrar o seu gingado. Agora é esperar para ver quem leva essa luta em outubro.

Já virou lenda...

Sabe aquelas lendas que os pais contam para os filhos ao longo de toda uma árvore genealógica? Pois bem, a história da Ponte-Salvador Itaparica tem potencial para ser uma delas. Está mais fácil a travessia ser a nado do que esse equipamento começar a ser construído. E ainda me vem Jero, mais conhecido como governador da Bahia, dizer que já fez a parte dele. Rapaz, está certo isso? Vigia, gov.

Tá virando lenda...

O que também está perto de virar lenda é o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) – ou VLTivis, no bom baianês. Vou te contar, é um negócio demorado que nunca fica pronto. Edital é publicado, licitação é dividida, mas nada de começar a colocar a mão na massa, literalmente falando. Complicado. Enquanto isso, o povo segue no aguardo e passando por perrengues. A população e a NSP estão de olho.

Patrulha Da Sombra

A Sombra do Poder não descansa nem em feriado e na Lavagem do Bonfim. Avisa aos políticos, autoridades, empreiteiros, puxa-sacos, piriguetes medianas e da "alta sociedade" soteropolitana que estaremos de plantão nos Trapiches e Margaridas da vida alheia, com cliques e "sombras" bem apuradas nos vaivéns das lanchas. Outro posto avançado foi instalado estrategicamente no Yacht Club da Bahia e ficará atento às "caroninhas" bem animadas que rolam após feijoadas e cachaçadas profanas. Depois, não liguem para o "BOSS" chorando PITANGAS.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp