Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Os desafios de Geraldo

Arquivo
Os bastidores do poder  |   Bnews - Divulgação Arquivo

Publicado em 28/12/2023, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Os desafios de Geraldo
Geraldinho, de tanto bater o pé, conseguiu o aval para ser o candidato da base de Jerônimo e vai enfrentar de frente Bruno Reis. Agora, ele tem alguns desafios: se tornar conhecido; levar a militância para a rua; e conseguir o engajamento do maior cacique petista, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na campanha em Salvador. Será que o líder vai conseguir?

House Of Salvador
O fato é que, tanto Geraldo quanto Bruno Reis são grandes articuladores políticos. O atual prefeito, aliás, foi um dos maiores responsáveis pelos êxitos do antecessor. A disputa vai ser digna de House Of Cards, com disputa a tapa pelos líderes comunitários. Quem vai vencer?

A autoestima de Robinson Almeida
A nota de Robinson Almeida com o anúncio da desistência de ser pré-candidato foi recheada de indiretas. "Sem a tese vitoriosa e com o compromisso de unidade, as demais candidaturas acompanham a maioria e a liderança do governador Jerônimo", disse o deputado. Uma autoestima de milhões, como se todo mundo estivesse empolgado com a campanha dele.

Pivete do "Calabarra"
Fim de ano chegando e as eleições na porta, o prefeito Bruno Reis não sossega o facho e continua inaugurando obras e fazendo coletivas, sorridente que só. Agora, quem circula na cidade todos os dias já deve ter notado o incrível 'bota e tira' da prefeitura. Todos os dias é possível ver as construções e desconstruções que o pivete do "calabarra" manda fazer. Até quando ele pretende continuar com isso? Qual seria a finalidade dessas mudanças toda hora? Estamos aguardando.

Bruno Reis vai nevar?
Se vai chover ou não, só São Pedro para responder. Mas parece que o pivete já quer fazer nevar...

A briga da mobilidade
A campanha eleitoral para os pleitos de 2024 ainda não começou oficialmente, mas nas entrelinhas os grupos adversários já intensificam as disputas, sobretudo no quesito mobilidade. Um dos gargalos da capital baiana pode ser sanado diante das disputas de "quem faz mais obras estruturantes em Salvador". É VLT para um lado, ponte Salvador-Itaparica para o outro, extensão do metrô e até ampliação de linhas de ônibus. Todo mundo quer ser o pai da mobilidade, e quem está gostando de tudo isso é a população.

"Vai chover ou não vai?"
Bruno Reis está num pique só. Ele ainda não anunciou se irá concorrer à reeleição, mas já mostrou que está elétrico. Aliás, por falar em eletricidade, chamou atenção o comportamento do gestor na coletiva do Festival da Virada. O prefeito estava soltinho, soltinho, e sobrou até para o moço do tempo, Sóstenes Macedo. Bruno não teve muita paciência para aguentar o discurso demorado do coleguinha e largou uma: "O povo quer saber se vai chover ou não vai. Você fica no seu papo de rolando lero?"

Dança das Cadeiras
O ano de 2023 vai começar com a Dança das Cadeiras no Governo do Estado. Da base de Jerônimo, existe a chance de Luiz Caetano (Serin) se lançar como candidato em Camaçari e Roberta Santana (Sesab) em Feira de Santana. Larissa Moraes também pode ser uma das apostas do MDB - se não for agora, em 2026. E, claro, o vice-governador Geraldo Júnior vai focar na estratégia de tentar tirar a prefeitura do grupo carlista. Este último, contudo, não precisa deixar o cargo para concorrer.

Toma lá, dá cá
As eleições municipais estão chegando, e os políticos baianos já estão com os nervos à flor da pele. Boatos dizem que um pré-candidato de um interior da Bahia teria sido convidado a mudar de partido. Porém, em conversas off, foi descoberto que esse convite aconteceu há muitos anos, e agora ressurgiu. Ainda temos alguns meses para ver se ele mudará de decisão. Será que isso vai acontecer? Aguardamos as cenas dos próximos capítulos.

É Cacá ou Não É?
Cacá Leão jura de pés juntos que não vai para a Caixa Econômica Federal. Contudo, o nome dele não para de circular em Brasília. A NSP está atenta aos passos do herdeiro de João Leão.

O sonho da Aladilce
A ex-vereadora de Salvador, Aladilce Souza, que quer retornar à Câmara Municipal em 2025, disse em uma postagem na véspera do Natal que arranjou uma cabo-eleitoral de peso internacional para sua campanha na soterópolis. "Bey resolveu ficar em Salvador pra fazer a campanha de Aladilce Vereadora", brincou a comunista, em uma montagem com a foto da estrela pop, Beyoncé. Mas Aladilce vai ter uma briga feia com Bruno Reis, pois o prefeito, candidato à reeleição, diz que a vinda de Beyoncé à capital é uma ação dele.

Retrospectiva 2023
O final do ano está chegando a NSP recomenda que você releia as principais notas do ano na aba da coluna no BNews. Teve a Festa da Chave, o Deputado Fiscola, a Madame Chanel, o Médico Taradão, a Turma da Lacoste, o Vereador Guloso, a Hiena, o Vereador Mugunzá, entre outras. Feliz Ano Novo!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp