Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Turma da Lacoste

Reprodução
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 17/08/2023, às 05h50 - Atualizado às 10h04   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Um fundo de investimento de uma grande construtora alvo da Lava Jato, comandado pelos principais mauricinhos da política baiana (aqueles que adoram usar camisas da Lacoste), está tocando obras de grandes empreendimentos em bairros badalados de Salvador, como o Rio Vermelho e a Graça. Estamos de olho, viu?

O sonho acabou?

Jerônimo Rodrigues se livrou de mais uma bomba deixada pela gestão anterior: o polêmico contrato com a Skyrail, concessionária responsável pela implantação do VLT do subúrbio de Salvador. Resta saber a solução que o petista vai dar, já que o povo da região está sofrendo desde a retirada dos trens e precisa de uma solução urgente!

vlt

Na direção errada

Uma grande construtora está indo completamente na “direção” errada. A gatinha quer meter 900 unidades do Minha Casa Minha Vida em pleno bairro de Stella Mares. A Sombra recebeu informações quentíssimas que o caos seria instaurado no bairro e a tal construtora estaria usando de influência de um deputado baiano e seu genro para aprovar esse monstrengo goela abaixo do superintendente João Xavier, da Sedur. A NSP alerta: mude sua direção para outro lugar.

O rei do gel

Um famoso operador da capital baiana, usuário contumaz de gel na cabeleira vasta, anda preocupadíssimo com uma operação que vem se desenhando aos quatro cantos. O rapaz, acostumado a transitar muito bem na Secretaria de Educação da capital baiana, teria aprontado algumas traquinagens durante a pandemia e em outros "carnavais". Assim como a conta chegou em Alagoas com os kits robótica, por aqui estaria vindo a galope. E olhe que de galope o moço entende (e muito bem).


gel

Quem souber, morre!

Um de nossos muitos informantes estava no Aeroporto de Salvador quando flagrou uma conversa animada entre João Roma e Aleluia Pai. O que deixou a NSP intrigada foi que não conseguimos identificar o terceiro envolvido no diálogo. Questionamos a algumas pessoas com trânsito em Brasília, e a resposta foi uníssona: "quem souber, morre!". Enfim, quem tiver informações sobre quem é o rapaz que aparece bem rápido no vídeo abaixo pode mandar para o e-mail [email protected].

Alice (Portugal) no País das Maravilhas

Em sessão na Câmara dos Deputados na última semana, um dos assuntos em pauta foi o projeto que tipifica o crime de zoofilia na Lei de Crimes Ambientais. Até aí tudo bem, não fosse a fala de um deputado de oposição que usou a palavra na tribuna para relembrar que em entrevista à extinta Playboy, quase três décadas atrás, Lula teria dito algo que teve conotação de zoofilia. O parlamentar leu um trecho da entrevista com a fala do presidente, que teria narrado que na juventude dele a iniciação sexual muitas vezes se dava com animais. Nesse momento, segundo fontes do NSP em Brasília, a deputada baiana Alice Portugal (PCdoB) deixou o plenário. Aos risos, a parlamentar gracejou com um colega: "esse ambiente não é para menores de 18 anos". Das duas, uma: ou a comunista não conhece o parlamento em que trabalha ou acha que vive no filme "Alice no País das Maravilhas".

alice

Deputado fujão

O diabo foge da cruz tal qual Paulo Azi foge do BNews. O motivo não sabemos, mas o deputado federal, presidente do União Brasil na Bahia, foi flagrado pela nossa reportagem na Chapelaria do Congresso, em Brasília, e se mostrou todo escorregadio. Acompanhado dos deputados Leur Lomanto Jr. e Adolfo Viana, Azi se fez de desentendido para não conceder uma entrevista. O veterano resolveu falar poucas palavras com o repórter depois que Leur largou o doce: "vão botar que você tá fugindo".

Traidor da causa?

Deu o que falar nos corredores da CMS o voto favorável do vereador Suíca ao pedido de empréstimo de R$ 300 milhões feito pelo prefeito Bruno Reis. Membro da comissão de orçamento, o edil contrariou a colega de partido, Marta Rodrigues, da CCJ, que junto com ele pediu vistas.

"Moleque sem vergonha"

Átila do Congo e Teo Senna transformaram a reunião da CCJ e Orçamento da Câmara de Salvador em uma rinha de galos, na última segunda. Uma verdadeira baixaria parlamentar. O caso foi parar na Corregedoria da Câmara. Um vexame! O tucano até evocou o estatuto do idoso para pedir a cassação do líder dos aplicativos depois...

Átila do Congo e da Arábia

Após querer dar uma de “boxel” na reunião conjunta das comissões da Câmara com o vereador Téo Senna, Átila do Congo agora mira entrar na nova onda do futebol e se mudar para o mundo árabe. Pelo menos é o que indica o perfil do vereador no zap, que até foto usando um ghutra ele tem. Salamaleico, vereador! Salaam Aleikum.

vereador atila do congo

Cansou, presidente?

Adolfo Menezes, que retornou de uma longa viagem no recesso, resolveu continuar descansando no Plenário da ALBA enquanto a sessão estava rolando. Só tome cuidado para não pegar no cochilo e cair da cadeira, presidente.

Enquanto “o seu lobo não vem”

A oposição de Salvador segue distante e sem consenso sobre os nomes para as eleições de 2024. Em contrapartida, Bruno Reis angaria apoio unânime dos aliados e, sutilmente, segue fazendo uma promoção indireta de sua imagem. Do jeito que vai, será que teremos uma eleição superior aos 70%?

Em bom casamento não se mexe

Se de um lado não se sabe quem concorrerá, do outro a disputa pela vice pressiona o prefeito e os aliados por uma escolha rápida. E como perguntar não ofende, quem vence a queda de braço? Ana Paula Matos, vice-prefeita, ou o deputado estadual Léo Prates, ex-secretário de saúde e amigo pessoal de ACM Neto e Bruno Reis? Na dúvida, falar de “casamento” foi a escolha de Bruno Reis. Vence Ana Paula, será?

"Bahia, terra da..."

E Tiago Correia, que viralizou nas redes sociais com essa pérola?

Lava-prato

Depois da famosa operação Lava Jato, que parou o Brasil e detonou a prisão de poderosos mundo afora, o barulho da vez já fala na Lava-Prato. Uma galerinha descolada vem “lavando” o dinheiro de alguns políticos em suntuosos restaurantes e bares pela cidade. Mobiliarios caríssimos, banheiros de primeiro mundo e salões sempre vazios dão o tom da engenhoca da turminha. Chamou a atenção da NSP um dos restaurantes, em pleno sábado, com apenas uma mesa ocupada e mais de 12 garçons parados batendo papo. Esses “meninos” não são brincadeira e já preparam voos mais altos.

pratos


Banho sem luz

O apagão no Brasil causou transtornos por poucas horas na última terça-feira. Contudo, quem passa pela Ligação Iguatemi-Paralela (LIP) vive um verdadeiro apagão diário com a falta de iluminação na pista. A NSP sugere que o diretor de Iluminação Pública de Salvador, Ângelo Magalhães, mude o nome do programa Banho de Luz para Banho Sem Luz.

sem luz

Os Gasparov Vieira Lima

Quem pensava que os irmãos Vieira Lima estavam mortos após a prisão do ex-ministro, enganou-se profundamente. Eles ressurgiram das cinzas e hoje estão dando as cartas no interior da Bahia, vide Vitória da Conquista com Lúcia Rocha sendo pré-candidata, Barreiras com Karlúcia Macêdo, tirando Colbert do MDB de Feira e apoiando Pablo Roberto ou Zé Neto. Além disso, a eleição de Salvador passa por eles. Em 2022, emplacaram o vice de Jerônimo na Bahia. Qual será o xeque-mate de 2024?

Pixabay/ moritz320

Pixabay/ moritz320

Não tem dinheiro? I

Colbert Martins, que recentemente decretou emergência financeira em Feira de Santana, tem usado recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), da Prefeitura, para pagar a multa de R$ 92 milhões aplicada pelo Ministério Público, em 2022, contra sua gestão e a do ex-prefeito Zé Ronaldo, por realizar contratação irregular de pessoas para cargos públicos por mais de uma década.

Não tem dinheiro? II

O fato motivou os vereadores Professor Ivamberg (PT), Sílvio Dias (PT) e Luiz da Feira (Avante) a ingressarem no Ministério Público com uma Ação Popular, de Nº 8016574-95.2023.8.05.0080, solicitando a condenação dos dois políticos por improbidade administrativa e dano ao erário público.

Após publicação da coluna, o ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, enviou a nota abaixo:

“A defesa do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, faz esclarecimentos sobre o pagamento de multa pela atual gestão municipal, aplicada pelo Tribunal Regional do Trabalho, relacionada com a contratação de empresas fornecedoras de mão-de-obra para atuar em unidades municipais de saúde.  O assunto foi tratado em reportagem do jornal "A Tarde", nesta quarta-feira.

De acordo com a defesa do ex-prefeito, este processo se iniciou em 2009, quando o Ministério Público do Trabalho moveu uma Ação Civil Pública contra a Administração, pretendendo impedi-la de contratar servidores por meio terceirizado.  Ronaldo não ocupava o cargo de prefeito, naquela época.

Após longa fase de instrução, o Poder Judiciário julgou procedente a ação. Em 2013, quando Ronaldo assumiu o Governo para o terceiro dos quatro mandatos que conquistou, encontrou a decisão do TRT. Houve, então, uma ação rescisória junto ao Tribunal, por parte de empresa prestadora do serviço, que obteve liminar, suspendendo os efeitos da decisão anterior e, portanto, permitindo à gestão que contratatasse pessoal por meio terceirizado, exclusivamente para fazer funcionar as unidades de saúde. No ano seguinte, o Município também ingressou com recurso, no próprio Tribunal do Trabalho, cujo pedido liminar, igualmente, foi deferido, contra a proibição.

Em 2018, José Ronaldo deixou a Prefeitura, no mês de abril, para disputar o Governo do Estado. Até aquele momento, portanto, a contratação de pessoal por meio de empresas e Organizações Não-Governamentais aconteceu sob legalidade, mediante liminar deferida pelo TRT. A partir de então, até os dias atuais, o ex-prefeito não responde por contratos da Prefeitura, bem como não participou de acordo para pagamento de  multa  pelo Município, através de desconto junto aos recursos do FPM.

Deste modo, não procede a informação de "contratação irregular de pessoas para cargos públicos por mais de uma década", muito menos que houve "superfaturamento superior a R$ 71 milhões entre 2009 e 2021", como noticiado em "A Tarde". Na realidade, a Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho não faz menção a superfaturamento ou "desvio na saúde", diferentemente do que insinua a reportagem. Questiona, em específico, a contratação de servidores de forma terceirizada. Ademais, a Procuradoria Geral do Município ingressou com recurso junto ao Tribunal Superior do Trabalho e aguarda decisão do órgão”.

O fantástico mundo dos Bolsonaro

Em entrevista recente ao BNews em Brasília, o senador Flávio Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro falaram o de sempre: críticas a Lula e defesa para o pai, Jair Bolsonaro. O que chama atenção é o discurso super alinhado de que a única coisa que está dando certo no governo petista é em decorrência das escolhas feitas por Bolsonaro para o Banco Central. Ora bolas, se o Banco Central e seu presidente são os mesmos da gestão de Bolsonaro, se essa política econômica é mais alinhada à gestão anterior do que a atual, por que só agora os números positivos apareceram? Quem não lembra daquele desenho "O Fantástico Mundo de Bob?". Pois então, há quem faça um paralelo com "O Fantástico Mundo dos Bolsonaro".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp