Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Madame Chanel

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 20/07/2023, às 05h30 - Atualizado às 17h32   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O Lobo dos Sete Mares
Um famoso empresário ligado ao setor náutico vem sendo chamado pelo segmento de O Lobo dos Sete Mares. Isso porque o garanhão vem utilizando-se de sua potente "prótese" de plástico e fazendo a alegria de algumas namoradinhas pelas belas ilhas da Baía de todos-os-santos. A NSP não é Ministério da Saúde, mas adverte: água demais, mata o peixe. Ainda mais com esse lobo que vive no mar...

A força de Antonio Brito
Antonio Brito tem dois destinos importantes para serem escolhidos no horizonte: ou concorrer à Prefeitura de Salvador pelo PSD; ou à Câmara Federal com o apoio de Kassab. Rodrigo Pacheco já está na reeleição ao Senado e o provável sucessor dele chama-se Davi Alcolumbre, pelo União Brasil, sepultando assim a chance de Elmar assumir a Câmara. Não ficaria dois do União Brasil - a não ser que Lira filie Elmar no PP.

g

Um tapinha não dói
Na posse do presidente da Associação Comercial da Bahia, na última segunda-feira, chamou a atenção a chegada do vice-governador Geraldo Júnior ao local. Cumprimentando os membros que compunham a mesa diretora, Geraldinho, como é conhecido, apertou a mão dos três primeiros membros. Ao chegar em ACM Júnior, pai do ex-prefeito ACM Neto, pulou e não o saudou - indo direto cumprimentar, com dois "tapinhas" no pescoço, o atual cacique da capital baiana, Bruno Reis. Surpreso com o afago de Geraldo, Bruno fez cara de poucos amigos. A NSP, em contato com algumas fontes palacianas, ficou sabendo que o clima de irmandade existente entre os dois gestores ficou em um passado distante.

Traquinagem na Vitória
Uma turminha para lá de traquina, velha conhecida do Judiciário, vem articulando debaixo de alguns panos uma operação digna dos sets de Hollywood que mais parece um espetáculo do ilusionista David Copperfield. De baixo dos olhos de autoridades locais e de milhares de pessoas estão tramando um plano mirabolante que atingirá em cheio centenas de pessoas e suas respectivas famílias. Tudo isso a olho nu, à luz do dia, e ninguém faz nada. A NSP já está reunindo algumas provas da "empreitada" e, ao longo do mês, iremos contar Tim Tim por Tim Tim nesta sombreada coluna.

Sobre padrinhos e afilhados
Na corrida pela Prefeitura de Salvador, Zé Trindade tem como principal padrinho Rui Costa. Já Geraldo Júnior tem Jaques Wagner. Inclusive, a ex-primeira dama Fátima Mendonça é uma entusiasta da candidatura do emedebista. Resta saber quem vai ter mais força com a base governista: Rui bancando Zé ou Wagner bancando Geraldinho. É uma missão para Jerônimo decidir.

g

Ottinho de fora?
Otto Filho, apontado como o herdeiro político de Otto Alencar, pode ficar de fora da chapa de Jerônimo Rodrigues em 2026 após a lambança no projeto da Reforma Tributária, quando resolveu melar o dispositivo que tratava da chegada da BYD na Bahia. Dizem por aí que a fatura vai ser paga pelo Governo da Bahia e isso terá o seu preço.

g

Madame Chanel
Uma executiva de primeira linha da gestão municipal ganhou a alcunha "chique" de Madame Chanel. Além da sua bolsa francesa, desfilando pelos corredores do Thomé de Souza, a jovem resolveu banhar-se no tradicional Chanel Mademoiselle, deixando os marmanjos babando e as inimigas destilando veneno contra ela. A NSP consultou alguns economistas e blogueirinhas da soterópolis sobre valores e a opinião foi unânime em afirmar que o salário de servidora municipal não consegue pagar nem a tampa do perfume e nem a alça da bolsa.

g

Rui Costa, o petista de alma leve
Depois de um semestre agitado no comando do Ministério da Casa Civil, Rui Costa passa por um momento de calmaria, muito ajudado pelas recentes vitórias do governo Lula. A tranquilidade do ex-governador da Bahia é tanta que a sua relação com a imprensa melhorou nas recentes pautas com Jerônimo. Será que todo dia vai ser sempre assim?

Confusão no quartel
Em as agendas no interior do Estado, é comum o governo do Estado disponibilizar uma van para que a imprensa de Salvador possa estar presente no evento em questão. Algo chamou a atenção jornalistas que foram para um evento em Feira de Santana. Na volta para Salvador, ao invés da van, que vinha sendo escoltada por duas motos da polícia militar, entrar na BR, o veículo entrou, com toda a facilidade do mundo, no mesmo quartel do exército onde bolsonaristas acamparam após a eleições do ano passado. Para a sorte dos envolvidos, a confusão foi rapidamente percebida e resolvida. Que situação

O torcedor Sandro Régis
Sandro Régis, que anda fora da mídia depois de deixar a liderança da oposição na Alba, resolveu bancar o técnico de futebol e defender a convocação do diretor do clube para explicar SAF na ALBA. Realmente, o parlamentar deve estar sem pauta mais importante para defender.

g

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp