Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O deputado 'das Europa'

Pixabay
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 13/07/2023, às 05h50 - Atualizado às 14h28   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Na rádio corredor da Assembleia Legislativa da Bahia todo mundo tem uma história para contar sobre as aventuras internacionais de um parlamentar. Com bala na agulha, o deputado tem investido uma dinheirama para levar "acompanhantes" para tomar vinhos caros em outro país. Dizem que a farra é das boas, com direito a jatinho particular, músicas de qualidade e muito sigilo.


Marcação pesada

Dizem que atrás de um grande homem existe uma grande mulher. Na Assembleia Legislativa pode-se dizer que a esposa de um deputado está atrás, na frente e em cima também. Dizem que a marcação é tão cerrada que a digníssima escolhe as roupas do maridão e ainda dispensa assessoras do gabinete, caso elas sejam "bonitas demais". A segura morreu de velha, né?


Pegando leve

A NSP tem audiência garantida entre políticos e empresários do estado. No evento de varejistas organizado esta semana no Centro de Convenções de Salvador, muita gente abordou a reportagem do BNews pedindo para que a coluna pegasse leve com eles. Vocês acham que a gente pega pesado?


O risco Ottinho

Ninguém contava que Otto Alencar Filho iria melar o trecho da Reforma Tributária que trata dos incentivos para empresas como a BYD na Bahia. Ninguém entendeu. O pai, Otto Alencar, até tentou dar uma desculpa dizendo que o filho apertou o botão errado ao votar remotamente. Ottinho, contudo, tratou de disparar uma nota dizendo que votou por conta própria. Com isso, está virando persona non grata dentro da base de Jerônimo (que, aliás, terá que pagar a fatura para tentar reverter a situação no Senado).

otto


Efeito Ottinho

Otto Alencar perdeu a relatoria da Reforma Tributária no Senado. Ficou com Eduardo Braga. O presidente Lula teria ficado contrariado com o voto de Ottinho no texto que tratava dos incentivos fiscais das montadoras de carros.

otto pai


Bruno Reis pode levar de WO

A sanha do PT de Salvador em querer forçar um candidato próprio é tudo o que Bruno Reis deseja. Vai ganhar de WO se a "militância" querer forçar alguém. Acorda, Ademário!


Quem manda no PT?

Aliás, Ademário Costa anda falando mais em nome do PT municipal que a própria presidente (que ninguém sabe o nome).


Pontual

O governador Jerônimo, por exemplo, voltou a cumprir seus horários. Prometeu chegar na SuperBahia às 18h30 e chegou às 18h30. Para melhorar as coisas, ele decidiu dar entrevista à imprensa antes do evento. Ainda bem. Porque imagine esperar Jerônimo, com toda a sua simpatia, passar em cada stand da feira, falando com cada empresário e cada trabalhador… Não tem veículo de comunicação que aguente.


Atrasado

Quem não chegou na hora certa foi o prefeito Bruno Reis, que marcou às 19h45, mas chegou depois das 20h. Tudo bem, a NSP perdoa, se a disponibilidade de dar entrevista seguir a mesma. O prefeito só precisa parar mesmo é de dizer que não é hora de falar de política. Ora, meu caro pivete do Calabar, é a política que muda a vida do povo. Não dá para fugir do tema.


Desencontro

Quando Bruno Reis chegou ao SuperBahia, a organizadora do evento, Amanda Vasconcelos, correu para tentar uni-lo rapidamente ao governo Jerônimo. A rivalidade até pode interessar às militâncias, mas não interessa a quem quer gerar riqueza. O problema é que Bruno e Jero tinham outras prioridades: falar com empresários, afagar eleitores e tirar fotos. Parecia até que eles estavam se evitando.


Eu mesmo não

Ao ouvir que Bruno Reis estava procurando por ele, Jerônimo respondeu: “por mim mesmo não, deve ser por Geraldinho, para ver se ele volta para o lado de lá”. Risos generalizados.


A esperta

Mas era impossível dar "olé" em Amanda Vasconcelos. Filha do prefeito João Gualberto, de Mata de São João, a presidente da Abase não descansou até fazer Jerônimo Rodrigues e Bruno Reis se encontrarem publicamente. No fim das voltas que os gestores deram na feira, eles acabaram se encontrando na saída, onde se cumprimentaram, se falaram rapidamente e saíram em separado, fingindo que não estavam indo para o mesmo lugar.


Juntos e misturados

Depois da feira, Amanda voltou a reunir Jerônimo e Bruno. Dessa vez, em um jantar, que só saiu por volta das 22h, deixando todo mundo varado de fome. Lá, certamente, eles tiveram alguma oportunidade de resolver problemas que precisam ser resolvidos — como, por exemplo, a relação entre o metrô de Salvador e as linhas de ônibus da cidade. Se eles aproveitaram a oportunidade, a NSP ainda não sabe.

As briguinhas de Rui e Wagner

Jaques Wagner admitiu pela primeira vez as rusgas que vem mantendo há algum tempo com o ministro Rui Costa. "Dá umas briguinhas, mas está tudo bem", declarou.

wagner e rui


Prates lá e low?

Leo Prates, que é da cozinha carlista, está sendo cortejado por caciques do PT - incluindo o senador Jaques Wagner. O pedetista já tem para onde ir caso seja preterido na vice de Bruno Reis em 2024...


Corre, Cajado

Cláudio Cajado, do PP, foi flagrado pela NSP nesta semana entrando às pressas em um prédio comercial de Salvador, onde também funciona a sede do PL na Bahia. Se ele foi pra lá, ninguém sabe. O fato é que ele subiu as escadas e nem pegou o elevador.


Pelourinho em Chamas

Os problemas do Pelourinho continuam. O arrastão que vitimou o repórter Nilson Marinho foi apenas a cereja do bolo. Nem mesmo o Coronel Sturaro está dando conta. Alguma coisa precisa ser feita.

Erro de cálculo

A prefeitura de Salvador atraiu para si a responsabilidade sobre o Pelourinho ao indicar Sturaro para comandar a prefeitura-bairro local. Agora, está numa situação delicada. Vai precisar dialogar com o Governo do Estado para resolver a situação.


Mestre Bimba da Shopee

Enquanto o Pelô agoniza, Maurício Lima banca o Mestre Bimba nas redes sociais.

O suspiro de Rui Costa

Após aprovar a Reforma Tributária, o ministro da Casa Civil vai ter dias de paz e respiro. Na sexta-feira, a decisão foi comemorada com muito whisky e pastel de queijo com os líderes dos partidos, celebrando a vitória do governo. O ministro Rui Costa sai vencedor e respira aliviado após apanhar para caramba e ser cotado para voltar a Bahia e ser candidato a prefeito de Salvador.

A agonia tucana

No Brasil todo, os parlamentares do PSDB estão migrando de partido. Um exemplo é São Paulo. Na Bahia, vide exemplo, só temos Adolfo Viana para representar a sigla. O ninho tucano está esvaziando cada vez mais. O último que sair apague a luz.

O xadrez de Elmar

O deputado Elmar Nascimento está prestes a executar uma jogada de xadrez “a la Gasparov”, enxadrista Russo e mestre dos mestres no esporte. A NSP tomou conhecimento que uma costura de Arthur Lira pode colocar o deputado no Progressistas e entregar a liderança do partido na Bahia a ele  - além de entrar de vez por todas na base do governo Jerônimo, ocupando alguns espaços importantes e mirando a cadeira da presidência da Câmara, em Brasília, com o apoio do PT e aliados. É aguardar e ver o tabuleiro se mexer.

elmar


Tensão em Crisópolis

A NSP recebeu uma informação de que Ednaldo Moreira da Silva, Presidente da Câmara de Crisópolis, pode inviabilizar a adoção de medidas essenciais e políticas públicas para a população. Isso porque o prefeito Leandro Dantas, mandou um Projeto de Lei pedindo crédito suplementar solicitando recursos para execução de políticas públicas e medidas relevantes em 06 de fevereiro deste ano, mas até agora o presidente da Casa não pautou o projeto para deliberação. E somente ele pode pautar. O Executivo já cobrou diversas vezes através de vários ofícios. E o pior: é que a Câmara Municipal entra em recesso no dia 15 de julho!

Especulação imobiliária

Tem gente que tem muita terra na Bahia e parece querer ainda mais. Dessa vez, um prefeito, um deputado e até uma vereadora entraram na mira da imprensa nacional por, supostamente, assediar quilombolas a deixarem terrenos livres para exploração turística do local, no Litoral Norte. Resta saber no colo de quem vai cair esse imbróglio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp