Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Bomba de mil no São João

Foto: Divulgação
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação

Publicado em 06/07/2023, às 05h30 - Atualizado às 17h58   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Bomba de mil no São João
Um famoso parlamentar baiano, em um interior bem próximo da capital, após tomar muito quentão e muito licor, partiu para cima de umas meninas bem novinhas. O que ele não sabia é que uma delas é menor de idade e estava acompanhada dos pais. A confusão foi formada e o pai queria dar queixa dele. O prefeito, muito ligado ao parlamentar, abafou o caso em seu suntuoso camarote. Águas, para que te quero...

Vai começar o show
Nos bastidores de algumas cidades grandes baianas, a confusão já começou. Lobistas e agitadores de plantão já iniciaram as plantações de notícias para buscar o "real" dos bobos. A mesma turma de sempre: empreiteiros, turma de eventos, galera da educação, turminha da saúde e a moçada legal do lixo... Todo mundo já está movimentando suas pedras... A NSP não é o Ministério da Saúde, mas adverte: não vá de garfo que é sopa.

Climão petista
Amigos desde os anos 1980, Rui Costa e Jaques Wagner não vivem o melhor momento da relação. No desfile do 2 de Julho, integraram o mesmo cortejo, junto ao governador Jerônimo e ao presidente Lula, mas se evitaram o tempo todo. Em um certo momento, quando iam se encontrar, o ex-governador mais recente deu a volta por trás do carro em que estavam as ministras Margareth Menezes e Anielle Franco, e foi para o outro lado.

g

Imposição demais
A motivação do afastamento é pessoal — quem manda nas casas de cada são as esposas —, mas também é política. Tem incomodado o ex-governador mais antigo a forma autoritária que o velho amigo tenta conduzir o grupo político. A imposição de nomes e a forma atabalhoada com que o colega de partido suas articulações causa incômodo não só no parceiro da época de sindicato, mas na maioria dos correligionários locais.

Já nos holofotes...
Mas não se enganem. Se lá dentro o pau quebra, aqui fora eles se abraçam. Na hora H, os velhos amigos sindicalistas estarão juntos, apertando as mãos e até chorando falando da velha amizade e de como “os blogs” inventam história. Nos bastidores, cada um quer impor seu jeito. Porém, quando a decisão sair, os dois serão um só, como sempre foi.

Namoradinho da Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues passou em seu primeiro teste de popularidade no 2 de Julho. Simpático e sorridente, parou para abraçar, beijar e tirar fotos com quase todo mundo que sinalizou para ele. Só parou de interagir tanto fisicamente quando subiu em um carro com o presidente Lula, na altura da Soledade. Foi bem recebido da Lapinha ao Barbalho, quando deixou o percurso. Porém, ouviu vaias no início do trajeto, quando passou no meio de centenas de pessoas de camisa azul.

g

Claque carlista
A galera de camisa azul estava em grande número. Durante a semana anterior, o grupo ligado ao prefeito Bruno Reis mobilizou sua base eleitoral e servidores da prefeitura para comparecerem ao cortejo de 2 de Julho com a cor que é simbólica da centro-direita brasileira, em clara oposição ao vermelho da esquerda. Era tanta gente de azul cercando o gestor municipal, que pouca gente conseguiu se aproximar. Na verdade, muita gente reclamou de ter sido empurrada pela comitiva do prefeito. A claque, porém, parece desnecessária, já que o gestor é bem avaliado.

g

Teste de popularidade
Bruno Reis e Jerônimo passaram no teste de popularidade do 2 de Julho. Mas nada perto do que foi a passagem de Lula pelo cortejo. O homem é um popstar em Salvador. Ao lado do carro em que estava o presidente, uma multidão se apertava para tentar falar, tocar e até mesmo entregar documentos ao petista. Muita gente chorando de felicidade e muita gente passando mal com o aperto. A sensação era semelhante à de estar numa pipoca do BaianaSystem, sendo levado por uma maré de gente.

Independence Day
Aliás, quem teve a brilhante ideia de meter música internacional na hora do hasteamento da bandeira no 2 de Julho? Gente???

Sem noção
A organização do 2 de Julho precisa entender que a imprensa não morde e está lá justamente para dar holofote aos políticos presentes. O local já tem localização ruim, com ruas apertadas, baixo sinal de internet e muito empurra-empurra. Precisa colocar tantas barreiras?

Sem ritmo
Quem parecia meio fora de ritmo foi o deputado federal Leo Prates. Diferente de quase todo mundo do grupo político dele, o parlamentar compareceu ao cortejo vestindo branco. Tomou um puxão de orelha por causa disso. Se a intenção é ser vice na chapa de Bruno Reis em 2024, para alcançar a sonhada prefeitura no meio do mandato, Leo Prates precisa ficar mais ligado no movimento.

As visões de Ademário
O secretário-geral do PT Salvador, Ademário Costa, já está dizendo por aí que o partido terá candidatura própria "irreversível" na capital. Faltou só ele combinar Jerônimo e o próprio Conselho Político da base aliada, que é quem vai tomar a decisão mesmo na hora H. Na última campanha, ele teve que engolir a Major Denice.

g

Candidato natural
Se nos bastidores da política parece claro que o candidato apoiado por Jerônimo em 2024 será Zé Trindade, nas ruas o negócio é bem diferente. O presidente da Conder passa facilmente batido como um anônimo nas ruas de Salvador. Já o vice-governador Geraldo Jr., a cada 20 metros caminhados, ouvia pelo menos um grito de “meu prefeito”. Se o 2 de Julho faz parte da avaliação, Geraldinho vence por 1 a 0.

Descolamento bolsonarista
João Roma não apareceu nem no Bicentenário do 2 de Julho e nem mesmo na motociata bolsonarista organizada na Barra. Estaria o bolsonarista baiano tentando se descolar da imagem do ex-presidente inelegível?

Encontro de milhões
Paulo Souto e Otto Alencar se esbarraram na entrega da Comenda 2 de Julho. O carlista garantiu no PodZé que não guarda mágoa do pessedista, que já foi da cozinha de ACM avô.

g

A farra das diárias
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios decidiram multar o ex-presidente da Câmara de Várzea da Roça, vereador Jamilson Nunes Araújo, em R$2 mil e exigir o ressarcimento aos cofres municipais de R$74.075,00 – pelo pagamento indevido de diárias por viagens. Se isso vira moda, vai ter mais gente tendo que se desfazer da regalia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp