Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Minha marmita, Minha vida

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 16/02/2023, às 05h45   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Minha marmita, Minha vida
Que a Europa dita a moda, isso não é novidade, mas a mania da turma de levar seus lanches e belisquetes para espaços concretizou. Seja no Estádio Santiago Bernabéu, teatros, cinemas e shows ao ar livre, a galera sempre tá com sua térmica recheada de sanduíches e bebidas embaixo do braço… Por aqui, todos são adeptos da prática. Em Salvador, existe um projeto de lei na CMS para o mesmo fim. O vice-governador Geraldo Júnior apreciou a matéria e deixou a contenda para o seu sucessor, Carlos Muniz. Há quem diga que o presidente da Câmara Municipal de Salvador atual tem olhado com carinho a novidade… O povão agradece.

Tempo de Gestos
A palavra "gesto" pegou de vez. É gesto pra lá, gesto pra cá. O certo é que na esfera municipal, estadual e federal dos nossos queridos gestores, gesto viralizou… Há quem diga que aquele, que não é de “gesto”, está fora de qualquer contrato com os poderes… entendedores entenderão... Haja gesto!

Secretária gata 
Giovanna Victer tem mostrado talento em melhorar e administrar a arrecadação na Sefaz. Contudo, sua beleza vem chamando atenção de muitos marmanjos de plantão ligados ao Palácio Thomé de Souza. Fica o aviso: a moça é séria e comprometida!

giovanna

Inauguração express
Deu para perceber que as casas do Minha Casa Minha Vida foram entregues à toque de caixa em Santo Amaro. Paradas desde 2016, o local já sofre com a degradação. A NSP flagrou pisos estourados, portas com cupim, telhas quebradas e outras avarias no local.

mcmv2

A dúvida no ar
O local escolhido para a construção do conjunto habitacional, aliás, não poderia ter sido o pior: quase no meio do nada. O acesso é feito por uma estrada, sem iluminação noturna. Nem ônibus passa por lá. O cerimonial da Presidência, aliás, nem se preocupou com colocar uns spots de luz para iluminar o local durante o evento. Depois não reclamem quando começarem as denúncias de moradores sorteados que se desfizeram dos seus imóveis. Como viver em um local no meio do nada?

meiodonada

escuro

Cercadinho da Imprensa
O Governo Lula, que chegou com a promessa de defender a imprensa, inventou de colocar um cercadinho para a imprensa no evento em Santo Amaro. A especulação geral entre os coleguinhas é de que o local foi montado para que o líder petista e o ministro Rui Costa não fossem questionados sobre a história de Aline Peixoto no TCM...

cercadinho

Vereadores na pista
Com a quantidade de papagaios de pirata no evento de Lula em Santo Amaro, não sobrou espaço para os vereadores de Salvador, que ficaram na pista junto com a plateia.

vereadores

Roubando a cena 1
Quem roubou a cena no evento foi a prefeita de Santo Amaro, Alessandra Gomes. Além de discursar por mais tempo que os próprios ministros presentes, a "testa-de-ferro" de Ricardo Machado disse que se inspirou em Janja para montar o look do evento. Todos se entreolharam quando ela soltou essa pérola.

alessandra

Roubando a cena 2
A mulher de Ricardo Machado, aliás, resolveu relembrar os imbróglios judiciais do marido no evento. Mais um climão.

Descansa, militante
A comunicação de Jerônimo resolveu colocar a mão no vespeiro da "apropriação" nas fantasias de Carnaval. O problema é que a problematização, se fosse realmente levada a sério, inviabilizaria o próprio desfile das Muquiranas no Carnaval de Salvador.

Geração do gatilho
Aliás, a geração do gatilho está tão forte que a realização da festa está em risco num futuro próximo. Tem a turma que reclama do barulho, da sensualidade, das indumentárias, da bebedeira... Se as reclamações de todos esses grupos forem atendidas, não faz sentido realizar mais a folia.

Meteu essa?
Jerônimo, inclusive, meteu essa na última semana sobre a violência endêmica na Bahia: "Todos os dias a gente ouve nas TVs um massacre, como se a gente tivesse a pior segurança pública do mundo".

jero

Líder isolado
Depois do quebra pau na sessão que instalou as comissões, na qual ele partiu pra cima do presidente Carlos Muniz, o líder do governo, Kiki Bispo, parece ter recebido um esporro dos vereadores da base. Na sessão seguinte, todos foram embora e o líder ficou sozinho no plenário, cabisbaixo e pensativo. Consequências de más decisões.

kiki

Ainda dói
O vereador Cláudio Tinoco ainda está magoado por ter sido preterido no comando da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara pelo líder do governo na Casa, Kiki Bispo, que deu a vez ao ex-líder Paulo Magalhães. Fontes da NSP dão conta de que Tinoco desculpou, mas não perdoou a atitude do líder após a reunião da base. Se os corredores da Câmara falassem...boatos de que foram gritos e muita baixaria.

tinoco

Lá e Low
Não é segredo para ninguém que o vereador Átila do Congo joga lá e cá quando o assunto é governo e oposição. No entanto, na última sessão, ele engrossou a voz na tribuna contra a liderança da base e contra o prefeito Bruno Reis, ameaçando até pular de lado. A NSP soube na boca miúda que a oposição tem tentado atrair o parlamentar que é mais low do que lá.

atila

Crise dos pontos
Depois da baixaria que foi a briga entre Téo Senna e Cris Correia, o assunto nos corredores da Câmara, e nas galerias, era os tais pontos de Cris e Téo. Tinha vereador se perguntando se tinha direito... Quer enganar quem, cara pálida?

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp