Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O gordo e o magro

Foto: Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução

Publicado em 13/04/2023, às 05h10   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O gordo e o magro
Quem não se lembra do Gordo e o Magro, personagens icônicos que fizeram sucesso no passado?! Em Salvador e no interior, eles voltaram. A dupla está atacando prefeitos, oferecendo bandas e shows faraônicos. Os dois são conhecidos. Antes eram inimigos. Agora, estão super grudados e colados. Semana passada foram vistos em um shopping da capital assediando prefeitos da RMS. No Recôncavo, a dupla já levou uns oito prefeitos. E haja forró! O MP está de olho neles.

Um cubo de problemas
Uma construtora, com uma obra na região de Jaguaribe,  vem dando dor de cabeça aos moradores e vizinhança local. Tudo isso porque a operação de bater laje, que ela está executando, ultrapassa as 21h. O fato é que os moradores já não aguentam mais e têm se queixado muito, já denominando-a de um cubo de problemas. A Sedur já foi devidamente informada e vai partir para cima dos engraçadinhos.

g

O Ballet das faculdades
A operação da PF realizada nos estados, incluindo a Bahia, deixou alguns gigantes do ensino superior baiano de cabelo em pé. Fontes informaram à NSP que o "ballet" que algumas faculdades faziam era coisa de Mikhail Baryshnikov ter inveja: eram títulos públicos para lá, resgate de dinheiro público para cá. Tudo isso regado a muita falcatrua com a ajuda de servidores públicos. O fato é que alguns donos dessas faculdades se locupletam no fim de semana com champanhe de 2 ou 3 mil reais e barcos gigantes, além de se desfrutar de camarão e lagosta em suas belas mansões. Agora, a polícia vai investigar e dentro de 10 a 15 dias iremos divulgar o nome dos engraçadinhos.

h

O mundo gira
Marcelo Nilo, que já foi o todo poderoso presidente da ALBA, mandando e desmandando na Casa e utilizando a influência da mesma para seus objetivos políticos, agora terminou como assessor da equipe de Bruno Reis. O mundo não gira. Ele capota!

k

A barata da vizinha
Por falar em ALBA, o presidente Adolfo Menezes precisa mandar dedetizar o Parlamento estadual. E não é nenhuma metáfora. Essa semana mesmo uma barata roubou a cena durante os discursos dos parlamentares.

j

Unfollow "democrata"
A equipe de marketing de um derrotado político baiano, que se diz democrata, mas que na prática utiliza meios escusos para tenta intimidar a imprensa quando esta lhe desagrada, saiu bloqueando jornalistas nas redes sociais. Depois, para não ficarem mal na fita com os "coleguinhas", deram a desculpa de que foi um "bug". O curioso é que esse "bug" só bloqueou profissionais que fazem parte de uma mesma equipe... Coincidência das grandes!

Anomalia midiática
Tem coisa mais patética que jornalista de política babando ovo de político nas redes sociais? Na Bahia tem precedente... Pior que isso é jornalista que se coloca como ombudsman voluntário de outro veículo, sem olhar para a própria empresa onde trabalha.

Mandou essa
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, mandou essa numa entrevista à BandNews FM: "Não tive influência na escolha de minha esposa para o TCM da Bahia".

Fogo amigo comunista
O MP da Bahia quer saber do governo da Bahia as razões da nomeação de Emilson Piau para um cargo na SUDESB. Condenado em primeira instância por um episódio de injúria envolvendo uma servidora do INEMA, ele recorreu da sentença e aguarda o desfecho. O assunto tem causado burburinho nos meios políticos porque o PCdoB é o responsável pela indicação - que causou controvérsias dentro da agremiação.

Traíras "juniores"
Geraldo Júnior, no PodZé, começou a dar os nomes dos vereadores de sua antiga tropa de choque que lhe traíram na campanha do ano passado. Citou Ricardo Almeida e Alberto Braga. Mágoa das grandes. E parece que tem mais vereadores "juniores" nessa listinha do líder...

h

Sem passar recibo
Um vereador de Salvador que foi citado pelo governador em exercício, Geraldo Júnior, na última edição do PodZé, assistiu e acusou o golpe quando o “vice-gov” mencionou que ele era uma de suas decepções nos tempos de vereança. Questionado pela NSP, ele preferiu “ficar na dele”, pois não houve nominação, mas convenhamos, se ele botar a cara no sol iria passar o recibo, né? Fez o certo.

Cadeira de Praia
A polêmica da "mandata coletiva" na Câmara de Salvador abriu uma crise institucional da Casa com a ALBA. Isso porque a deputada estadual Ivana Bastos  propôs uma moção de repúdio contra o parlamento municipal após os ataques de Henrique Carballal contra as Pretas Por Salvador.  Laina Crisóstomo, titular da "mandata", levou até uma cadeira de praia ao Plenário para debochar do caso.

h

Chato pra car@#$%&*
Por falar em vereadores, tem edil querendo pautar o que a imprensa faz ou deixa de fazer e querendo impor quais perguntas devem ser feitas aos demais colegas de parlamento. “Pera lá”, vereador. Seu tempo de jornalista já passou, deixa o ofício para quem realmente exerce a função. 

"Externa corporis"
Primeiro foi a Assembleia Legislativa que tentou entrar no assunto interno da Câmara Municipal envolvendo o mandato coletivo do PSOL, e recebeu um devido “chega pra lá” da presidência da Casa. Agora, anote aí: a interferência vai vir de BSB. A NSP está de olho na ida da co-vereadora junto a um deputado para a capital federal para levar o assunto interno para o âmbito nacional. Essa polêmica está longe de acabar.

Cavalo dado não se olha os dentes
Já diria um antigo ditado que intitula esse parágrafo. E assim tem sido o lema de um vereador do amém que deve ser agraciado com cargo no governo estadual. A NSP conversou com interlocutores e soube que o edil, que andou meio sumido da CMS, está todo feliz com a “oferta”. Afinal, a eleição vem aí e ele precisa de um bom orçamento para abrigar tanta gente.

CCJ inoperante
Isso que dá entregar a comissão mais importante da Câmara Municipal para ser comandada por um vereador que só tem o sobrenome de relevante. Acordos no colégio de líderes sendo descumpridos resultaram na queda de mais uma sessão que apreciaria projetos dos vereadores. Era para ser dois de cada parlamentar. Teve gente que não teve nenhum projeto com parecer (nem sequer contrário, quanto mais a favor). Aí a vereança retou e derrubou o quórum.

Pressão de cima 1
Sempre apresentando serenidade em suas entrevistas, o deputado estadual Adolfo Menezes adotou um tom mais tenso ao falar com os jornalistas ao falar sobre a CPI do MST, da qual foi um dos signatários do pedido de instalação do colegiado, proposto pelo deputado Leandro de Jesus. Há quem diga que o parlamentar viu a pressão aumentar sobre ele após subscrever a solicitação do liberal, o que gerou surpresa em alguns colegas de Casa. O que se comenta é que Adolfo, apesar de ligado ao agro, poderia retirar o nome da lista para evitar insatisfações com o Executivo baiano.

Pressão de cima 2
O líder governista na ALBA, Rosemberg Pinto, tratou de tirar do PT a pecha de "amigo" do MST, ao rechaçar "qualquer ligação orgânica" com o movimento, em declaração à imprensa na última segunda-feira] - historicamente, é sabido que o partido e a organização andam no mesmo caminho. Nesta quarta-feira, mais uma vez confrontado sobre o assunto pelos jornalistas presentes à Assembleia, o petista deu uma declaração no mínimo "interessante": a que havia membros do MST em partidos como o União Brasil e o PSDB. Faltou apenas dizer que o PL também tem gente envolvida com o movimento...

Pressão de cima 3
Já são 11 as assinaturas de parlamentares ligados ao governo Jerônimo Rodrigues que pedem a instalação da CPI do MST, o que vem elevando a temperatura dentro da Assembleia. Mesmo na base do Executivo, muitos parlamentares são ligados ao agronegócio e estariam insatisfeitos com as invasões do MST em terras de diferentes regiões do estado. Há quem comente que essa postura teria a ver com um clima de insatisfação com o governo pela demora na distribuição das funções comissionadas no interior. Segundo eles, esse processo estaria paralisado. Outra queixa é a falta de atendimento político e perspectiva de liberação de emendas. Uma das mais exaltadas, nos bastidores, teria sido a deputada Ivana Bastos.

O terror do caixa 2
Em entrevista ao MetroPod, da rádio Metrópole, o publicitário renomadíssimo Fernando Barros confessou que recebeu muito dinheiro de caixa 2 nas campanhas. O tema volta à tona justamente na hora que o PT leva a eleição. Fontes da NSP afirmam que têm publicitários e marqueteiros baianos desesperados com a declaração. Eles temem o pior. A onda de investigação pode voltar e muita gente pode ficar em maus lençóis. O medo volta a atormentar essa turma.

h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp