Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O playboy alpinista

Ilustrativa/Pixabay
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 28/09/2023, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O playboy alpinista
Figura bastante conhecida do “jetset” soteropolitano acostumado a realizar alguns golpes em moçoilos e patricinhas badaladas da cidade, vem sendo visto constantemente na companhia de um advogado bem “enrolado” e um ex-político baiano. O trio, recentemente, protagonizou uma cena bem inusitada em um restaurantezinho “pop” de Salvador. Foi preciso chamar o dono do estabelecimento para encerrar a conta deles e mandar embora. O playboy, que em outros tempos fazia traquinagens públicas, agora pretende subir um degrau em uma mansão do Corredor da Vitória. Parece que a alcunha de "alpinista social" lhe caiu muito bem.

Onde há fumaça, há fogo

Apesar de indefinido, tem pré-candidato da oposição na disputa pelo Palácio Tomé de Sousa que já começou a fazer campanha e as indiretas estão no ar para quem quiser pegar. Com o funil a se apertar, quem parece não ter gostado muito do movimento foi a “Força do 13”. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Perda de tempo e dinheiro

As casas legislativas de Salvador e da Bahia perdem muito tempo com assuntos que não as competem, como por exemplo as discussões acerca da descriminalização do aborto e da maconha, assuntos amplamente debatidos e discutidos pelo STF e Câmara Federal. Muita gente querendo impor o que não sabe e outra defendendo o que não sabem. Enquanto isso, o contribuinte municipal e estadual paga e aguarda projetos que mudem realmente a vida dos soteropolitanos e baianos, de fato.

Canalhice cearense

g

Se vivo fosse, o apresentador icônico da Bahia, Raimundo Varela, daria um cartão vermelho do tamanho que merecia o vereador cearense que sugeriu dar "peia" em crianças autistas. O Ministério Público já está na cola desse "cidadão" e a NSP acompanha os desdobramentos do caso. O PDT, seu partido, também já iniciou o processo de fritura interna do canalha cearense. A ver

Prefeito Delícia

g

Se as meninas do Leblon não olham mais para Bruno Reis depois dos óculos, o prefeito está todo pomposo com a vinda de outra carioca para Salvador, a funkeira Anitta. Após anunciar a poderosa o Festival da Virada e de ser chamado de "prefeito delícia" por ela, Bruno Reis não esconde mais os dentes nos eventos da prefeitura. Prefeito, prefeito…

Ana Paula "passos ligeiros"

g

A competência e a educação de Ana Paula Matos são inquestionáveis. O que também tem pouca (ou nenhuma) margem de discussão é a facilidade com que a vice-prefeita chega e sai dos eventos da prefeitura. A prática é parecida com a do famoso personagem "Mestre dos Magos", do desenho "A Caverna do Dragão". É um verdadeiro "piscou, sumiu" e quem quer uma palavrinha dela fica a ver navios.

O papagaio de pirata

g

Já é sabido que nas proximidades da eleição surgem nomes que vinham esquecidos. Nos eventos do prefeito Bruno Reis não é diferente. Um ex-parlamentar, que teve o seu mandato cassado há pouco anos, vem dando as caras nas pautas da prefeitura e, como defensor da pauta ambiental, vem chamando a atenção para o papel de “papagaio de pirata”  do prefeito. Será que a estratégia vai dar certo?

Engoliu seco, pastor?

Isidório ficou pianinho e resolveu lavar as mãos na polêmica sobre a proibição do casamento gay no âmbito civil após a forte reação da base do PT na Bahia (após cobrança do BNews, diga-se). Muito bem, mas faltou pedir desculpas para a deputada Erika Hilton - que, aliás, abriu um processo no valor de R$ 3 milhões contra o pastor.

ALBA Express I

A sessão ordinária da ALBA terminou após oito minutos nesta quarta-feira (27). Apenas o presidente em exercício da Casa, deputado estadual Zé Raimundo (PT), e seu colega Tiago Correia (PSDB) falaram no plenário. O assunto foi Vitória da Conquista. Enquanto o petista comemorou a chegada de mais voos à cidade do sudoeste baiano, o tucano reclamou do preço das passagens aéreas. E nada mais que isso.

ALBA Express II

Zé Raimundo iniciou a sessão e falou por dois minutos. Passou a palavra no púlpito para Tiago Correia, que falou por mais três minutos. O presidente em exercício então comentou por outros dois minutos e passou a chamar os inscritos Robinson Almeida (PT), Felipe Duarte (PP), Pedro Tavares (União Brasil), Neusa Cadore (PT), Marcelinho Veiga (União Brasil) e José de Arimateia (Republicanos). Como nenhum estava presente para falar, a sessão se encerrou.

ALBA Express III

O presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD), foi quem deu o maior exemplo para os deputados estaduais relaxarem nesta semana. O homem não deu as caras no plenário. Depois de curtir um domingo ensolarado em Guarajuba, o parlamentar decidiu fazer política fora do parlamento: visitou o arcebispo primaz do Brasil, recebeu o prefeito de Sobradinho e, depois, se mandou para Campo Formoso, para eventos com o presidente do TJ-BA, Nilson Castelo Branco.

Vexame municipal

Vira e mexe a Câmara Municipal de Salvador é palco de debates acalorados. Em alguns episódios recentes, a Casa do Povo foi cenário de discussões com direito a dedo na cara e tapas no púlpito. De um lado, uma vereadora de fala firme e argumentos que nem sempre agradam os mais conservadores. Do outro, dois edis que reforçam um discurso retrógrado sobre o aborto, um tema que envolve saúde pública e está entre os mais comentados no momento. Um deles, inclusive, chegou a atribuir o “sexo desordenado” como o fator crucial para mulheres optarem pelo aborto. Pois é... O embate durou alguns minutos e, no outro dia, o tom das vozes foram elevados de novo para um debate que, mais uma vez, se desenrolou sem avanço algum. Lamentável!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp