Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Pluft, o fantasminha

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 14/12/2023, às 05h30 - Atualizado às 06h10   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Pluft, o fantasminha

Olha mais uma vez a vida imitando a arte na Sombra do Poder, dessa vez o personagem é um verdadeiro Ghost soteropolitano. De sorriso leve e sempre bem trajado, o jovem transita da saúde a financeiras locais. Seus passos quase nunca são notados. Sempre discreto, ele entra e sai como um fantasma nos gabinetes da Câmara e da ALBA. Seu antigo padrinho torceu-lhe o nariz recentemente e ele precisou mudar de “habitat”e acabou pegando algumas penas de tucanos e bebendo da água de alguns petistas mais corajosos. Reza a lenda que em Brasília seus dias estão contados e, em breve, seu belíssimo apartamento com vista para a Baía de Todos-os- Santos será povoado por agentes da polícia e muitos caciques podem ser delatados. Esse não é um fantasminha camarada.

Sem "forças ocultas"

Um observador destacou que o vice-governador Geraldo Júnior aposentou uma expressão que utilizava muito quando era presidente da Câmara Municipal de Salvador e ainda aliado de Bruno Reis e ACM Neto. Geraldinho, que ultimamente tem dado vez ao seu "inglês britânico", não mais se refere a "forças ocultas", expressão que utilizava para se referir a entes do Thomé de Souza que, como dizia, atrapalhavam a relação com  o prefeito. "Mas agora as forças que estão contra ele são bem visíveis: o PSB, o PSD, alas do PT. Não são forças ocultas, mas declaradas", disse o observador.

Dança com Lobos

nsp

Como sempre, a vida imita a arte e vice-versa e a NSP traz hoje o icônico sucesso de Kevin Costner, Dança com Lobos. O enredo desse sucesso de bilheteria passa por uma secretaria estadual, onde em uma frenética e repentina dança das cadeiras, ou melhor, lobos, saiu um espertinho e entrou um sabidão em um cargo de alta patente na gestão da pasta. O governador Jerônimo Rodrigues já ficou sabendo da arte suplantada por um deputado federal, e promete cortar as cenas do próximo capítulo dessa troca na matilha estadual. Aguardemos o desfecho desse filminho rodado nas dependências do CAB.

A farra dos Pejotas

A modalidade que vem assombrando o segmento médico há um bom tempo está cada vez mais escandalosa. A manjada pejotização dos médicos e contratados como empresas já passou dos limites das autoridades judiciais baianas. Já foi motivo de investigação do Ministério Público e órgãos reguladores, mas a turma continua sacudindo a roseira. O DINAMISMO feito no Dantas Bião, em Alagoinhas, e um tal de DOUTOR Ausclepiates, em Feira de Santana, tem deixado os médicos loucos. Pagamentos atrasados, plantões errados nas escalas, e uma série de irregularidades escancaradas à luz do dia avançam em direção a uma série de denúncias no sindicato dos médicos e na Justiça do Trabalho. Passou da hora dessa turma espertalhona colocar os profissionais em folha de pagamento e recolher seus devidos encargos e benefícios. Logo, logo a visita do carro do Ypiranga bate neles.

Pivete do Calabarra

nsp

A bancada de oposição na Câmara Municipal de Salvador não se isenta de fazer cobranças pertinentes ao prefeito Bruno Reis. Afinal, se é para fazer oposição, tem que fazer bem feito, mas com embasamento, é claro. Uma das vereadoras que mais se destaca nessa função é Laina Crisóstomo, que recentemente, esbaforida em meio às discussões sobre os diversos pedidos de empréstimo do gestor na casa, fez uma piada com o “alter ego” dele: pivete do Calabar. A edil fez uma alteração que, ao meu ver, dialoga mais com a atual realidade do prefeito: pivete do Calabarra. E você leitor, concorda?

Sem detalhamento é complicado, pivete do Calabarra

O pivete do Calabarra enviou uma enxurrada de pedidos de empréstimos para a Casa do Povo recentemente. Somando tudo foram mais de R$ 800 milhões. É brincadeira? Até pedido em DÓLARES (nunca vi, nem toquei, eu só ouço falar) teve, meu povo. Olha, o problema não é pedir empréstimo, até porque isso é normal em uma gestão. Agora, pedir esse tanto de dinheiro e não enviar um detalhamento bem-feito de como essa bufunfa vai ser usada é complicado. Cadê a tal da transparência? E não é só isso não, viu? É projeto dentro de projeto que confunde até a mente dos vereadores - imagina a do povo. Até uma votação precisou ser interrompida porque nem o presidente da Câmara de Vereadores estava entendendo um tópico de uma das matérias. Complicado…

O galego tá sem tempo

Chamou atenção dos presentes o comportamento do senador Jaques Wagner no início da sabatina de Flávio Dino e Paulo Gonet, realizada no Senado Federal. Marcada para começar às 9h, os parlamentares levaram 1 hora e 17 minutos debatendo apenas como seria o andamento da sabatina. O galego, acostumado a lidar com reuniões, encontros e ser apontado como um grande conciliador, mostrou-se "sem saco" para acompanhar toda a discussão anti-sabatina. Wagner não largou o celular e aproveitou a demora da conciliação entre os senadores para conferir as mensagens. Esse galego... 

Um certo alívio

Foi notório que a "crise" instalada essa semana entre MDB e PT após declaração do ex-ministro Geddel Vieira Lima sobre uma suposta retirada de candidatura do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), a prefeito de Salvador causou uma certa "satisfação" em alguns petistas. Aqueles que integram a ala mais radical do partido e que não aceitam candidatura de "forasteiros" não conseguiram disfarçar o sorriso no canto da boca. Pelo visto, driblar as forças ocultas é mais fácil do que unir essa base.

O conforto do Kings

Por falar nas eleições municipais do ano que vem... O prefeito Bruno Reis vem se mostrando muito confortável quando comenta sobre a disputa pela prefeitura de Salvador em 2024. O que aparenta é que o Pivete do Calabar assiste de camarote, com direito a um gordo balde de pipoca, as trapalhadas do grupo liderado pelo PT na definição de qual será o candidato para o pleito. Ou o 13 coloca o trem nos trilhos ou Bubu Kings não terá muita dificuldade para sair vencedor das urnas.

Câmara em chamas

Engana-se quem acha que a Câmara de Vereadores de Salvador tem as suas tretas apenas durante as suas sessões ordinárias e nas reuniões de suas comissões. Uma das formas de aproximação da população com os representantes do Poder Legislativo são as audiências públicas, tradicionalmente realizadas nas dependências da Casa. E estes eventos vêm pegando fogo. O que não falta é bate-boca entre os vereadores e representantes da sociedade de Salvador. As tretas vão de edil acusando um “civil” de usar o espaço para uso político e outro ameaçando mandar retirar integrante do público por suposta quebra de decoro. Vale a pena conferir.

Piabinha na rede

nsp

Vem sendo comum a presença de celebridades e subcelebridades nas pautas do prefeito Bruno Reis. Em agosto, durante o anúncio da construção da Arena da Capoeira, o ex-cantor do grupo Terra Samba, Reinaldinho, havia marcado presença. O mais recente é o humorista Renato Piaba. Será que teremos uma onda de celebridades e subcelebridades nas eleições para vereador em 2024? 

Tô invisível

2023 está chegando ao fim e sabemos que muitos deputados, nem aparecem na Assembleia Legislativa da Bahia ou só vão quando é votação de interesse deles. Boatos que alguns parlamentares inclusive nem são 'conhecidos na casa' de tanto que faltam. Será que 2024 será assim também?

Tô invisível parte II

Aliás, por falar em invisível, a matéria publicada pelo BNews sobre os deputados faltosos causou um verdadeiro 'Deus nos acuda' nos gabinetes. Teve deputados choramingando, assessor gerando crises e até os invisíveis justificando as ausências. As desculpas foram as mais variadas possíveis: doenças, viagens e até esquecimento, creiam. A atual legislatura da Alba tá uma verdadeira caixinha de surpresa.

Surpresa?

nsp

O caso do deputado Binho Galinha foi encarado com muita naturalidade entre os deputados. Afinal, nos corredores da Alba comenta-se que, na real, todos já desconfiavam do comportamento do patriota, no entanto, a lei do silêncio imperava na Casa e, absolutamente ninguém, se ousava a tocar no assunto.

Vereadora fitness

nsp

A vereadora Roberta Caires, como já registrou matéria do BNews, lidera o ranking de faltas justificadas na Câmara Municipal de Salvador (são aquelas faltas que não implicar corte de salários), mas tem sido assídua aos treinos na Smart Fit do Caminho das Árvores. A edil alega problemas de saúde na família, mas a vereadora tem encontrado tempo para manter os treinos orientados por personal trainer. Saúde é o que interessa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp