Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Promessas para Zé Ronaldo

Dinaldo Silva/BNews
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 11/08/2022, às 05h55   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Que ACM Neto prometeu uma secretaria a Zé Ronaldo, já não é mais novidade para ninguém. Falta saber que secretaria é essa. Atualmente, a pasta mais próxima da função é a Serin (Relações Institucionais). Neto, caso eleito, pretende modificar o nome da pasta, mas no final das contas a função é a mesma que aquela exercida por Luiz Caetano no governo Rui até o último mês.

A ver navios

O presidente estadual do União Brasil, Paulo Azi, provocou os petistas após a decisão de Zé Ronaldo em permanecer na base de apoio a ACM Neto ao Governo da Bahia. Em uma rede social, o também deputado federal afirmou esperar que os petistas "que estão com o cotovelo doendo" continuem a cobrir de elogios o ex-prefeito de Feira de Santana.

Rui serelepe

O governador Rui Costa, que chegou ao debate da Band no domingo depois de seu candidato Jerônimo Rodrigues, para não dividir os holofotes, ficou todo serelepe quando viu que o senador Angelo Coronel  foi com os demais senadores Otto Alencar e Jaques Wagner de van até a emissora, numa tentativa de demonstração de apoio à base. O petista tratou logo de dar um abraço caloroso no aliado.

Debate morno
O debate da Band foi morno e quem salvou foi o nanico Kleber Rosa. Aliás, o único momento de emoção mínima de todo o programa foi quando Jerônimo Rodrigues deu piti com a apresentadora cobrando direito de resposta.

Leonídia... o quê?

Bom, como todo respeito à escolha da vice na chapa de João Roma, mas aparentemente foi só para cumprir a cota feminina eleitoral. Ao chegarem ao debate da Band no domingo, a dupla mal posou para fotos juntos. Roma só queria ser visto e fotografado ao lado da esposa Roberta Roma. E foi assim até o final do debate. E Leonídia? Essa ninguém mais viu.

Geraldinho Underwood

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), teve um dia de Frank Underwood, personagem fictício da série política “House of Cards”, ao conduzir a sessão ordinária da casa da última terça-feira, que derrubou o veto do prefeito Bruno Reis a um artigo do projeto de lei de reajuste dos servidores municipais da saúde - e conseguir, com maestria, o que queria. Com a maioria dos presentes favoráveis à derrubada, Geraldo enrolou a sessão até que atingisse o quórum mínimo de 22 vereadores para abrir votação e derrubar o veto do prefeito.

A conta de Paulinho

Que a conta da derrubada do veto vai pesar nos cofres da prefeitura, disso já se sabe. São cerca de R$ 300 milhões a mais. Mas, politicamente, vai para o colo do líder da bancada, vereador Paulo Magalhães Jr. que não só compareceu a sessão, como atraiu vereadores desavisados da base - a exemplo da tucana Cris Correia, que assim que entrou virtualmente no plenário, formou o quórum que Geraldinho precisava para derrubar o veto. A fila de pedidos de desculpas ao prefeito Bruno Reis por mais uma derrota na CMS começou no mesmo dia.

A ressaca de Paulinho

Depois de protagonizar uma verdadeira confusão na Câmara Municipal, o líder do governo vereador Paulo Magalhães Jr. foi visto horas depois com cara de poucos amigos no Mobiliza Salvador, realizado em Valéria. Quem esteve por lá, disse que nem mesmo o piseiro do jingle de ACM Neto foi capaz de animar o edil.

O sapateado de Duda Sanches

Duda Sanches sapateou, sapateou e não entrou em briga nenhuma no dia da confusão entre Geraldinho e Paulo Magalhães na Câmara. Ficou que nem Carlinhos de Jesus: ensaiando os passos e na hora da briga não entrou. Arregou?

Sandro Régis na berlinda

Em Jequié, após as críticas feitas pelo vereador Ramon Fernandes (PDT) contra a falta de apoio financeiro por parte do deputado estadual Sandro Régis na cidade, coube ao edil Walmiral Marinho (PP) sair em defesa do líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em sessão ordinária realizada na terça-feira, o pepista partiu novamente para o ataque contra o governador da Bahia, Rui Costa, pelo que chamou de "manobra do Partido dos Trabalhadores".

O barraqueiro de Jequié

O mesmo vereador, que faz parte da base de apoio ao prefeito da cidade, Zé Cocá, tem uma fama de esquentado. Um exemplo disso também ocorreu na última terça-feira. Em uma agência bancária na cidade a qual não estaria cumprindo com a lei municipal dos 15 minutos, Walmiral chegou a ameaçar de dar voz de prisão a um segurança do espaço, por que ele estaria impedindo a atuação do edil. Em vídeos que circulam nas redes sociais, mostram ele aos berros ao ser questionado pelo agente se teria autorização para entrar na agência e fazer a distribuição da lei. "Você está achando que você vai me coagir?", indagou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp