Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Vai dar xabu

Divulgação/Reprodução/Redes sociais
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Reprodução/Redes sociais

Publicado em 23/06/2022, às 05h55   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Uma operação montada por um megaempresário baiano para ajudar um candidato ao Governo do Estado vai dar xabu. Isso porque o rapaz tem mexido com muitas e muitas pessoas no afã de angariar recursos para o cidadão. O Ministério Público e autoridades do Judiciário já estão de olho nele. Suas mansões no Litoral Norte, sua lancha, seus carrões de luxo e seus belos empreendimentos já estão todos na mira. Está na hora de o rapaz colher sua bomba de 1000 para não cair num belo de um xabu... ops, xadrez!

Deputado mandioca

Um famoso deputado estadual vem sendo apelidado pelos seus pares por onde passa, nos arrasta-pés do interior e nas suas caravanas, de "deputado mandioca". O rapaz não pode ver uma mandioca no salão... Ou bota o olho, ou leva para casa. A turma que não perde a deixa já disse que na próxima vai registrar fotos e vídeos do rapaz saindo do salão com a mandioca na mão.

Arrasta-pé do mesmo de sempre

Todo ano é a mesma coisa. Os políticos todos se deslocam para o arrasta-pé para angariar votos em suas bases. Fotos para lá com prefeitos, fotos com menininhos com nariz escorrendo para cá, fotos comendo milho, mungunzá e mingau... No final de tudo, todos nós já sabemos: eles querem uns votinhos para continuar perpetuando nos seus suntuosos gabinetes e soltando suas gordas emendas. O arrasta-pé continua! Arrasta-pé, meu povo! E de olho neles...

O bronze de Aleluia

E o vereador Alexandre Aleluia (PL), que em dois anos pegou um bronze que foi capaz de fazê-lo mudar sua autodeclaração de cor no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2018, quando foi candidato a deputado estadual, ele declarou ser branco. Em 2020, candidato a vereador, declarou ser pardo. Agora, pré-candidato a deputado federal, vai se declarar como? Fica a dúvida.

O cercadinho de Lula em Salvador

O PT prepara um palco para Lula na Arena Fonte Nova aparecer no dia 2 de Julho em Salvador, onde vai discursar para o seu público amestrado e ficar longe de qualquer intercorrência que possa acontecer no seu desfile de rua.

Nilo na toca

Marcelo Nilo (Republicanos) está ansioso pelo anúncio do vice do pré-candidato ACM Neto (União Brasil) para a majoritária da disputa ao governo baiano.  E a ansiedade é tamanha que nem sequer consegue falar de política. Mas se a escolha do vice for de contragosto, será que ainda sai da toca?

Tucana sem pluma?

O pessoal do PSDB parece não ter gostado muito de Cris Correia sair espalhando por aí que ela seria  indicada do partido para a vice de ACM Neto. Nenhum tucano emplumado confirmou a informação, a não ser a própria.

Ops...

Aliás, um tucano emplumado deixou escapar à NPS que Marcelo Nilo teria a preferência de boa parte dos deputados da base de Neto para compor a chapa. A saber.

Um olho na TV, outro no Rivotril

Tem um executivo da política baiana sem dormir por causa da farra no FNDE e da prisão do ex-ministro Milton Ribeiro. O jovem passou ontem o dia a base de Rivotril, acompanhando todos os dias da operação. Cuidado que lá vem bomba!

A farra do FNDE

Trocar verba do FNDE por barra de ouro é mais fácil do que a gente imagina. Basta ser tomado pela ‘áurea’ que toma conta de Brasília. E tem parlamentar baiano que jura que o tutorial sobre a ‘farra’ com os recursos públicos corre solta em festas locais e mesas de restaurantes. O que tem de coisa que até "federal" está perdendo...

O choro de Rui

Rui Costa (PT), que nunca teve lá um grande carisma, deu agora para deixar as lágrimas correrem soltas neste último ano de mandato. Nesta semana, em dois momentos do Papo Correria, ao falar sobre a construção de um complexo de ensino na região de Vila Canária e das ações realizadas pelo Hospital da Mulher, na Cidade Baixa, o gestor não conteve a emoção ao relembrar as lições dadas pela mãe, Maria Luzia Costa dos Santos. Foi preciso que o secretário estadual de infraestrutura, Marcus Cavalcanti, tomasse as rédeas do programa enquanto o governador se recuperava tomando água e respirando fundo. Haja lenço umedecido.

Nossa Senhora das Urnas

O Governador Rui Costa vai participar da mudança da capital do Estado para Cachoeira pela primeira vez em seus 7 anos de mandato. A mudança é tradicional nos festejos de 2 de Julho e simboliza um agradecimento a Cachoeira pelas lutas na Independência da Bahia. Rui nunca deu muita bola para o importante ato histórico, mas aparentemente Nossa Senhora das Urnas operou o milagre e o petista fará sua estreia na celebração. Ou isso seria fruto do rompimento com o vice, João Leão (PP), que sempre esteve presente na solenidade?

Roma "fanfarrão"

O pré-candidato ao Governo da Bahia pelo PSOL, Kleber Rosa, soltou uma nota bem desaforada nesta semana afirmando que João Roma (PL) plagiou a proposta de  criação de um Programa de Transferência de Renda estadual destinado às famílias  mais pobres da Bahia. O bolsonarista chamou o projeto de Auxílio Bahia. O psolista pontua que apresentou a proposta durante as sabatinas promovidas pelo UOL/Folha e TV Câmara. O pré-candidato ao Palácio de Ondina não poupou palavras e classificou Roma como "fanfarrão".

Waldenor e a ONG mais rica do Brasil

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara aprovou uma emenda orçamentária para um projeto que visa R$ 88 milhões para inserção de jovens no mercado de trabalho. O projeto de emenda foi aprovado em comissão na qual o deputado federal Waldenor Pereira, do PT da Bahia, foi relator, em 8 de novembro do ano passado. No entanto, o recurso foi solicitado para o Instituto Solidário Estudantil Empreendedor Individual (Iseei), comandado por Mafra Meris de Carvalho, investigada por desvio de emendas parlamentares. O recurso destinado para o Iseei ainda foi transferido para uma ONG, a Associação Nacional das Empresas Amigas do Jovem Aprendiz (Andeaja), também comandada por Mafra Meris de Carvalho. A aprovação vai colocar a Andeaja no patamar de ONG mais rica do Brasil. Procurado, o deputado disse que só ficou sabendo da situação toda depois pela imprensa.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp