Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Vereador iFood

Divulgação/Reprodução/Redes sociais
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Reprodução/Redes sociais

Publicado em 09/06/2022, às 05h55   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Um parlamentar da Câmara Municipal de Salvador está sendo chamado nos bastidores de "vereador iFood". Tudo porque o rapaz vira e mexe tem levado algumas caronas de peso pesado pela orla de Salvador, geralmente à noite. Os caminhos sempre levam a Avenida Pinto de Aguiar. O que será que o vereador leva a sua garupa? É delivery que entrega em casa.

Tá tudo dominado

A saúde no município de Alagoinhas, situado a cerca de 100 km de Salvador, ESTÁ COM TUDO DOMINADO. Rumores dão conta de que uma famosa instituição pretende dominar por inteiro a saúde pelo lado de lá. À NSP, alguns vereadores já prometem judicializar esse domínio. Será que Alagoinhas está preparada para ficar dominada?

Lobo na saúde

Há algum tempo, fontes da NSP falam sobre lobinhos e lobos no estado da Bahia. Tem lobo na Câmara Municipal, tem lobo no entretenimento baiano e tem lobo também na saúde. O mais novo integrante da matilha resolveu atacar na área da saúde. Alguns deputados já prometem sair à caça desse famigerado animal...

O mestre "retô"

Essa semana, o vídeo do vereador Edvaldo Brito, mestre e professor de direito tributário, chamou a atenção dos soteropolitanos. O tema: ITIV em Salvador. O vereador ficou preocupado com a ameaça de alguns colegas da base do governo e soltou o verbo em um vídeo que viralizou na cidade. Bastante chateado, ao final, o vereador prometeu judicializar a causa. É esperar para ver. Respeitem o mestre!

O cabo de guerra do Carnaval

Outro tema que abalou a semana na capital baiana foi a mudança de percurso do Carnaval de Salvador, que sai da Barra/Ondina - para a alegria de alguns moradores que esbravejam aos quatro cantos -, e parte para a Boca do Rio. O que muitos estão reclamando é que o degradado bairro deixa muito a desejar em estrutura e vias de acesso. Há quem defenda a mudança do circuito e há quem está torcendo o nariz. Vamos ver como vai acabar esse cabo de guerra.

Os gritos de Bruno Reis

O prefeito Bruno Reis estava visivelmente tenso no dia de anunciar o aumento da passagem em Salvador. Após a coletiva, ele se encaminhou ao Gabinete e pelo visto se deparou com algo que não queria. E começou a berrar. Os gritos de "resolva, resolva!" foram escutados do lado de fora por parte da imprensa que ainda estava no local, fazendo entrevista com outros atores da prefeitura.

Banana bolsonarista

Robinho (PP) e Ronaldo Carletto (PP) foram saudados pela prefeita de Teolândia (BA) - aquela que tinha o sonho de conhecer Gusttavo Lima - lá na Festa da Banana. O show, contudo, acabou sendo proibido pela Justiça e os parlamentares ficaram a ver navios. Não deu nem tempo de dançar o "tchê tcherere tchê tchê".

O destino de Trindade

O TRE finalmente vai julgar amanhã o caso da desfiliação do vereador Mauricio Trindade do MDB. A NSP soube que a efetiva perda do mandato, no entanto, está desacreditada pelos advogados de Trindade que veem o julgamento já para essa sexta-feira como açodamento para causar nulidades processuais, como a não abertura de prazo para alegações finais, e assim evitar que a cassação se concretize. Segundo o parecer do Ministério Público Eleitoral, a sua saída com filiação ao União Brasil se deu apenas por motivos pessoais, sem justa causa, pelo que o vereador deve ser cassado pela Justiça Eleitoral.

Duda "insignificante"

Geraldo Júnior bateu boca com Duda Sanches no Plenário da Câmara Municipal de Salvador. O "líder" se irritou com uma intervenção de Duda Sanches durante a polêmica implantação da Comissão de Educação. Sobrou até para o pai dele, o deputado Alan Sanches. "Vossa Excelência é insignificante a este presidente. O povo dará uma resposta a você e aos seu pai nas urnas", esbravejou o presidente. Duda se calou.

O sorriso Colgate de Jerônimo

O sorriso novo de Jerônimo Rodrigues não passou despercebido bem mesmo pelo governador Rui Costa, que elogiou seu ex-secretário: "deu uma repaginada aqui no rosto, com os dentes novos, os dentes polidos, brancos. Tá bonito, viu? Sua mulher vai ficar com ciúmes", brincou o governador durante entrevista à rádio do município de Laje.

Queimaram a largada...

Dupla tucana, os deputados Paulo Câmara e Tiago Correia manifestaram apoio a Jair Bolsonaro já no primeiro turno e isso não pegou bem nos bastidores da campanha de ACM Neto. Caciques do PSDB baiano acham que é muito cedo para definir uma posição porque isso, além de poder atrapalhar a campanha de ACM Neto, o partido irá apoiar Simone Tebet a nível nacional. 

Melancia no pescoço

Depois de querer proibir as oferendas feitas por adeptos das religiões de matrizes africanas e viver fiscalizando os gays, o deputado baiano e pastor evangélico Abílio Santana apresentou mais um projeto polêmico. O PDL 158/2022 proposto por ele visa proibir o uso do nome social e reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais em repartições públicas e susta  o decreto nº 8.727, assinado por Dilma Rousseff. Em uma conversa essa semana em um famoso restaurante de Salvador, o fanático já disse que não quer ver “Marcelo sendo chamado de Marcela” por aí. Seria melhor o deputado colocar uma melancia no pescoço para aparecer.

Lá e cá

Em negociações com ACM Neto (UB) sobre a vice na chapa ao Governo do Estado, o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) participou de cerimônia com pré-candidato João Roma (PL), no Senai/Cimatec, e levou com ele os vereadores correligionários Luiz Carlos e Isnard Araújo do seu partido. Questionado sobre se o adversário ACM Neto poderia sentir ciúmes, Roma se esquivou e disse que “quem não quiser cair, que se deite”.

Raíssa "escanteada"

Quem esteve presente no evento no Senai/Cimatec não deixou de notar que a pré-candidata ao Senado, Raíssa Soares, foi "escanteada" pelos demais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. A bolsonarista ficou quietinha sentada no meio dos presentes e nem sequer foi convidada ao palco para aparecer nas fotos. No tablado estavam os ministros, Roma, Márcio Marinho e até a deputada estadual Talita Oliveira. Já tem gente dizendo nos bastidores que a campanha dela subiu no telhado...

(Foto: Dinaldo Silva/BNews)
(Foto: Dinaldo Silva/BNews)

O poste de João Roma

Quem é, de fato, verdadeiro ministro da Cidadania? Oficialmente, é Ronaldo Bento. Mas na prática, parece que ainda é João Roma. O ex-ministro e deputado federal está em todos os eventos da pasta falando das ações do ministério, discursando antes do ministro. E Bento? Bom, Bento só ouve e concorda. Sentado estava, sentado ficou.

Intérprete de TikTok

Antes de todos os discursos, quem chamou mesmo a atenção no evento do Ministério da Mulher no Senai/Cimatec foi o intérprete de libras do governo, que mais parecia um dançarino de TikTok. No momento da execução do hino nacional, foi um show à parte. A NSP registrou o momento.

A gafe do L

Também correu nos zap zaps nesta semana um print do intérprete de libras do presidente Jair Bolsonaro fazendo o principal gesto da campanha petista neste ano.

Bebendo e dirigindo

Kiki Bispo também posou animadamente para uma foto bastante peculiar, que rodou os zaps dos vereadores.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp